A nossa cozinha tradicional é tão rica, que às vezes até me sinto culpada por não a explorar e confeccionar com mais frequência.
Devo dizer que sou fã dos comeres Alentejanos, da sua doçaria tradicional e também dos vinhos, enchidos e afins!
Aqui fica um prato de sabores Alentejanos!
Ingredientes:
1kg de amêijoas
sal
800g de carne de porco magra
6 dentes de alho
3 clh sopa de massa de pimentão
1,5dl de vinho branco
pimena e louro
30g de banha
30g de margarina
coentros
Batatas
Preparação:
Ponha as amêijoas de molho com algumas horas de antecedência, em água com sal. Mude a água várias vezes para as amêijoas largarem a areia.
Corte a carne de porco em cubinhos e tempere com o alho, a massa de pimentão, o vinho, o sal a pimenta e o louro. Deixe marinar durante algumas horas, ou de um dia para o outro.
Corte as batatas aos cubos e frite-as. Entretanto leve a derreter a banha e a margarina ou azeite numa frigideira larga. Junte a carne, e deixe fritar até estar dourada. Regue com a marinada e deixe cozer 10 minutos. Adicione as amêijoas e deixe cozinhar até estas estarem abertas.
Junte as batatas fritas e os coentros e misture bem.
Enfeite com azeitonas pretas.
Bom Apetite!
14 respostas
Somos então fãs dos sabores do Sul, embora quanto a vinhos eu não o seja tanto. Esqueceu-se foi dos queijos 🙂
Um dia que tenha pressa, em vez de marinar a carne com antecedência, junte a banha, o que era para ser a marinada e a carne. Deixe cozer até esgotar o líquido e depois fritar até a carne ficar dourada. Vai ver que ganha um belo sabor.
Desculpe a dica, mas como se anda sempre a correr, este é um modo em que a pressa não faz perder nada.
Como foi possível esquecer-me dos queijos que eu tanto gosto… aliás, gosto tanto que nem os posso ter ao pé de mim, que desaparecem num ápice!
E quanto à dica, já sabe que são sempre bem vindas e apreciadas!
Como foi possível esquecer-me dos queijos que eu tanto gosto… aliás, gosto tanto que nem os posso ter ao pé de mim, que desaparecem num ápice!
E quanto à dica, já sabe que são sempre bem vindas e apreciadas!
Sou uma fã desse prato! Costumo prepará-lo muitas vezes. Ficou lindo, o seu! 🙂
anda na internet à procura da receita de carne de porco à alentejana e encontrei a tua… vou experimentá-la amanhã! =)
Ola,
So para lhe dizer que a sua receita chegou ao estrangeiro e que você esta a ficar conhecida na Bélgica!
Hoje experimentei a sua carne de porco so para mim e estava uma delicia! Da proxima vez quando tiver visitas vou repetir!
Desculpe os acentos que faltam, mas o teclado Azerty do meu computador nao os poe em certos programas.
Como falo (e escrevo) português? Tirei cursos em Coimba numa vida anterior e continuo a ser um grande fa do seu pais! Durante este Verao, apareço mais uma vez em Lisboa.
Entretanto vou descubrindo mais receitas neste site, que é um autêntico tesouro.
Luc
bomdia puta
bomdia puta
Vou repetir o que disse a pessoa acima: esse blog é um autêntico tesouro. Percebe-se claramente o prazer que você tem em cozinhar. Quero muito tentar esse prato, pois deixou saudades.
Esta receita não é alentejana, mas algarvia.
Efectivamente este prato é Algarvio,só que os porcos eram alimentados com restos e farinha de peixe o que dava um mau sabor á carne,resultando que os clientes dos restaurantes e tascas começaram a não o consumir.
Começaram então a mandar vir porcos do Alentejo, e a pôr cartazes a dizer "Carne de porco Alentejano" para vincar a diferença, com o tempo ficou com a designação que tem hoje.
PORQUE NÃO CHAMAR CARNE DE PORCO À POTUGUESA? EU NASCI NO ALENTEJO E SEMPRE OUVI DIZER QUE ERA CARNE DE PORCO À ALENTEJANA MAS NÃO INTERESSA É BOM DE COMER E CHORAR POR MAIS. HOJE VOU FAZER TAMBÉM PA O JANTAR DA MINHA NAMORADA QUE POR ACASO É BELGA.
A minha Mae é alentejana e costuma fazer carne de porco a alentejana muitas vezes. Agora que vivo na Bélcica nao tenho quem faça por isso decidi procurar uma receita e encontrei a sua. :))
Achei piada ao comentario acima pois sou portuguesa e hoje vou fazer o jantar para o meu namorado que por acaso também é Belga . :))
Espero que ele goste e a sua namorada também :))N
Olá! Deve ser deliciosa esta receita. Vou experimentar!
Isa Sá
http://www.brilhos-da-moda.blogspot.com