Torta de Laranja Merengada

E para finalizar a refeição, juntamente com um ananás delicioso que me tinham trazido dos Açores, fiz a Torta de Laranja Merengada, que é uma delícia!
A receita foi-me cedida pela minha amiga MJ. Deixo aqui a história desta torta que apesar de só agora fazer parte da minha cozinha, faz, há já muitos anos parte da vida dela:

“…esta receita estará para sempre ligada às férias. Era a minha sobremesa preferida quando iamos para as Termas. O meu irmão é asmático e durante 10 anos fomos para a Felgueira (perto de Nelas-Viseu) e ficavamos sempre no mesmo sítio – a Pensão Maial (que infelizmente já não existe!). Era lá que faziam esta torta e a dona da pensão levava algumas senhoras em excursões pela cozinha para lhes dar algumas receitas e ensinar os respectivos truques! “

Ingredientes:

6 ovos inteiros
1 laranja (raspa e sumo)
300gr de açucar
3 claras
100gr açúcar

Preparação:

Bate-se (mas pouco) os 6 ovos inteiros com o sumo e raspad da laramja e as 300gr de açúcar, e vai ao forno num tabuleiro bem untado de manteiga.
Depois de cozida, tira-se a torta do forno e deitam-se as 3 claras batidas em castelo com as 100gr de açucar e vai novamente ao forno a alourar as claras.
Vira-se num pano molhado com açucar.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Não posso visitar receitóblogs à hora do almoço, não posso! não posso!!!!!

    Acho que engordei 2kg por causa desta foto. Ai… ai…

    Colher de Pau, PARABÉNS! Está linda…

    Nem me atrevo a testar esta receita. Nunca me saem bem estas tortas húmidas :-/ partem-se sempre e nunca consigo enrolar.

    Vai ao forno a cozer durante quantos minutos?

  2. Coze durante cerca de 30 minutos, talvez!
    Eu não sou muito boa em tempos de cozedura poruqe variam muito de forno para forno. Eu vou sempre testando com um palito!
    Mas deve ser cerca de 30 minutos!
    E qto a esta torta, se reparares bem, não está assim muito bem enrolada, por causa da cobertura das claras, pois quando estás a enrolar as claras parece que se desprendem do resto da torta e começam a “fugir” para os lados…!
    Acabei por ter que andar a puxar as claras com a mão para estas ficarem em cima da torta!

  3. Olá!

    A foto ficou óptima, mas não há nada como provar a dita! Já me está a crescer água na boca 🙂

    A especialista desta torta é mesmo a minha Mãe, mas aqui ficam mais umas dicas:
    1-é certo que varia de forno para forno, mas a cozedura é muito rápida;
    2-não se preocupem com o enrolar da torta, as claras de facto não ajudam, mas também não é difícil po-las no sítio se alguma coisa não correr tão bem;
    3-ao enrolar ajuda se ficarem a segurar o pano um bocadinho até que o rolo “cole”;
    4-e por fim, tenham atenção ao prato onde colocarem a torta porque se forma uma calda (que eu, gulosa, tb gosto mto) e pode entornar.

    Para os mais experientes na cozinha, estas coisas, se calhar, são óbvias, mas como eu ainda sou só aprendiz, preciso que me expliquem tudo. Para quem também está no mesmo “grupo” que eu e anda desesperado à procura dos truques, espero ter ajudado.

    Colher-de-pau, parabéns, és de facto uma excelente cozinheira e tenho aprendido mto contigo 🙂

    Beijinhos,
    MJ

  4. Adoro torta de laranja, às vezes faço-a, assim é uma novidade e ficou de crescer água na boca com a fofura do merengue, mas ando com uma preguiça tamanha que só me dá para uns salgados e pouco mais 🙁

  5. Adorei tdas as receitas , kd tiver 1 cadito vou experimentar umas poucas, ainda bem k aida n comecei a fazer dieta(ja sao mais de 95kg em cima) com coisas tao boas n a dieta k resista ate so de ver… bjs Dora Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *