Cheesecake de Iogurte com Frutos Silvestres

Gosto muito de inventar na cozinha, mas quando toca a doces e sobremesas sou daquelas pessoas que segue as recitas quase à risca.

Há uns tempos fiquei incumbida de levar umas sobremesas para um jantar. Fiz uma sobremesa, mas o M. achou pouco e pediu-me para fazer outra. Tive de inventar com o que tinha em casa, pois já não havia tempo para compras. O resultado foi este Cheesecake de Iogurte, que fez as delícias de todos os presentes, de tal forma que quase todos me pediram a receita.

Tive de escrever, à medida que me lembrava dos passos que tinha feito.

Entretanto, soube de quem já a fez, com os mesmos resultados e sucesso.
Voltei também eu a fazer e partilho-a aqui!

Ingredientes:

1 pacote de bolacha Maria
100 gr de manteiga sem sal
150 gr de frutos silvestres congelados
200 ml de natas
4 folhas de gelatina
2 iogurtes naturais
açúcar q.b.

Preparação:

Comece por preparar o molho de frutos silvestres. Leve ao lume um tacho com os frutos silvestres ainda congelados, um pouco de água (50 ml) e açúcar a gosto (75 gr).
Deixe ferver tudo em lume brando até a mistura ficar com a consistência de doce. Passe com a varinha mágica e deixe arrefecer.
Rale depois a bolacha Maria e junte a manteiga amolecida. Forre o fundo de uma tarteira com forma de mola com este preparado e reserve.
Bata 200 ml de natas com açúcar a gosto. Quando estiverem bem firmes junte 2 iogurtes naturais e 3 folhas de gelatina previamente demolhadas e derretidas.
Coloque a mistura das natas na forma sobre a bolacha Maria e, sobre isto, deite a calda de frutos silvestres já fria, à qual previamente misturou uma folha de gelatina previamente demolhada e depois desfeita num pouco de água fervente.

(Na primeira versão desta sobremesa, optei por não juntar a gelatina à mistura de frutos silvestres e, depois de a colocar sobre a mistura das natas e iogurte, misturar grosseiramente com um garfo, de modo a ficar com um efeito marmoreado. É indiferente o modo de apresentação – o sabor é o mesmo!)
Leve ao frigorífico a prender e sirva bem frio.

Bom Apetite!

26 respostas

  1. Ora bem… pois…. que delícia é esta????? :)))
    Cheesecake é uma tentação e frustos silvestres um mimo,mas a idéia de fazê-lo com iogurte foi o que mais me chamou a atenção além de que ficou liiiiindo!
    Beijokinhas

  2. Sou como vc, em pratos salgados, vou inventando, mas em relação aos doces, sigo a receita a risca, pois não tenho muita prática.
    Essa torta já está anotada, vou aproveitar e fazer com amoras, pois está chovendo amoras nesta época.
    bjs

  3. Curioso, essa é exactamente a receita de cheesecake que faço. Isto é, é um cheesecake sem cheese! A receita foi-me dada por uma amiga que está sempre em dieta e achava que esta forma não era tão calórica….:o)
    Maravilhoso eu sei que é mas a apresentação está excelente como sempre. :o)

  4. Olá! Habitualmente venho bisbilhotar o seu blog, apesar de nunca deixar um comentario. Os meus olhos deliciam-se com as receitinhas, pq apesar de terem mt bom aspecto nunca me aventuro na cozinha… Desta vez vai ser diferente, vamos ver como corre esta sobremesa 🙂 Obrigada 🙂

  5. Disparate chamar cheesecake a algo que não leva queijo. Redondamente não sabe o significado de cheese ou desconhece a sobremesa.
    Chame -lhe semifrio de iogurte ou outro nome mas nunca cheesecake porque não existe cheesecake sem queijo, cheese.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *