Lascas de Bacalhau com Crocante de Broa

Este prato de bacalhau é mais uma daquelas coisas bastante simples de fazer, e que é ideal para um dia em que se tenha muito gente para alimentar, pois rende imenso.
Poderá não ser o problema de todas as pessoas, mas aqui em casa, de cada vez que há um jantar de aniversário, e se convidarmos só pais, avós, irmãos e cunhados, temos à mesa 16 pessoas. E depois há os que não comem carne de vaca, e os que não comem pato, os que não comem cabrito ou peru ou borrego e os que passam mal com natas, e os que detestam queijo, e os que não gostam de arroz de qualquer coisa … E é difícil agradar a todos!
O bacalhau é normalmente consensual. Aqui a cozinheira gosta é de evitar as receitas de bacalhau que obrigam a fritar batatas para 16 pessoas. Há uns tempos lembrei-me de simplificar um outro prato de bacalhau com broa que costumo fazer, e foi isto que saiu.
Ainda não foi submetido a apreciação familiar, mas eu e o M. achamos que passará com distinção!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 broa de milho pequena
4 colheres de sopa de salsa picada
500gr de migas de bacalhau demolhadas (ou lascas de bacalhau cozinhado)
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de alho em pó
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Parta a broa em pequenos pedaços e pique-a no robot de cozinha de modo a ficar com umas migalhas grossas. Misture com a salsa picada, o alho em pó, pimenta e, se necessário umas pedrinhas de sal. Regue generosamente com azeite e misture bem com a colher de pau. Reserve.
Entretanto dê uma fervura prévia nas migas de bacalhau, retire e deixe escorrer.
Leve uma frigideira ao lume com azeite (seja generoso mais uma vez!) e junte os dentes de alho picados, bem como a cebola em meias luas fininhas. Acrescente a folha de louro e deixe alourar. Acrescente o bacalhau previamente aferventado, rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Num prato que vá ao forno e à mesa, coloque metade da broa. Por cima coloque a cebolada de bacalhau e cubra com a restante broa.
Regue com um pouco mais de azeite e leve ao forno quente até a broa estar crocante.
Sirva de imediato com uma salada verde ou grelos cozidos se for altura deles.

Bom Apetite!

17 respostas

  1. pois deve ser uma delicia, adoro receitas em que se junta o belo do bacalhau com a tipica broa….um dia destes vou experimentar….
    bj e boa semana

  2. bem, eu hoje ia fazer bacalhau á brás… mas depois de ter visto este prato… mudei de ideias.
    Adoro bacalhau e adoro broa… é a combinação perfeita… para além disso tem óptimo aspecto.
    Ai vai ser sim senhora! Hummm

  3. Um dia destes….com a casa cheia para almoçar resolvi fazer uma pesquisa na net sobre bacalhau com broa e devo confessar-te que a tua outra receita foi a escolhida…
    O resultado não podia ser melhor…todos aprovaram e repetiram….Obrigado por partilhares…
    Desde esse dia venho aqui "cuscar" e buscar inspiração…
    Por isso esta também vai ser um sucesso….
    Beijinhos e boa semana….

  4. bem eu adoro o teu outro bacalhau com broa.
    nas ultima svezes temso e feito com batatas cozidas tambem ebom ams prefiro com batata frita

    este e mais um a testar.
    beijocas

  5. Já experimentei esta receita deliciosa e …"passou com distinção".Fácil de fazer e muito saborosa é concerteza uma receita a ser repetida

  6. Já fiz!!!
    Na minha opinião 4 colheres de sopa de salsa é muito forte.
    Adorei o pormenor da broa crocante a estalar na minha boca… hummm

  7. Olá!

    Gostei imenso das várias maneiras que partilhas-te para fazer bacalhau com brôa mas já agora deixo-te mais uma sugestão, que é da maneira que eu costumo fazer cá em casa: coloco fatias de brôa não muito finas no fundo do tabuleiro, por cima coloco uma cebolada não muito loura, depois as postas do bacalhau demolhado e por cima brôa esfarelada misturada com salsa picada. Depois é só regar generosamente com um bom azeite e levar ao forno cerca de 45 min. As fatias de brôa vão fritando no azeite e absorvem o sabor do bacalhau, ficam uma maravilha! Tem é que ser brôa boa que não tenha muita mistura pois se não vai ficar um pouco espapassado. Para acompanhar umas batatinhas a murro.

    Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *