Recebi no início desta semana uma oferta muito generosa e simpática da Ervas da Zoé. Para quem não sabe são ervas e chás certificados e de agricultura biológica produzidos por um jovem casal que decidiu abandonar uma vida citadina e dedicar-se de corpo e alma, e com uma paixão enorme, a este projecto.
Cá a casa chegaram então várias ervas e chás em caixinhas e saquinhos tão amorosos que eu abri com todo o cuidado para não danificar as embalagens.
A primeira ervinha a sair da caixa foi a hortelã da ribeira que veio alegrar um refrescante gaspacho – uma sopa fria comum nas zonas quentes como Alentejo, Algarve e Andalucia, apesar das variações na sua preparação.
Ingredientes para 2 pessoas:
3 tomates chucha
1 pepino pequeno
1/2 pimento vemelho pequeno
1/2 cebola nova
Azeite
Vinagre
Sal e Pimenta
1 colher de sobremesa de Hortelã da Ribeira seca da Ervas da Zoé
Preparação:
Tire a pele e as sementes ao tomate, mergulhando-os uns segundos em água a ferver. Descasque o pimento, corte-o em quartos e com a ajuda de uma colher de chá retire-lhe as sementes.
Descasque também o pimento (a pele torna-se um pouco indigesta) usando um descascador de batatas e retire-lhe as sementes.
Corte depois todos os legumes em pequenos cubos e coloque no liquidificador juntando também um copo cheio de gelo. Pique bem até obter uma mistura homogénea.
Tempere a gosto com sal, pimenta, um pouco de vinagre e com a hortelã da ribeira.
Sirva bem frio regado com um fio de azeite.
Bom Apetite!
5 respostas
Realmente, tanto as ervinhas como o gaspacho têm muito bom aspecto!
É pena, é não haver mais tempo e espaço para se criarem ervinhs dessas em casa. Já tentei em vasos, mas depois o tempo para as regar e cuidar delas é nenhum…
🙂
Deve ter ficado bem aromático.
Bjs
que belo presente.
a sopinha e do melhor para aqueles dias quentes
beijinhos
És uma querida! 😉
Esse gaspacho irá certamente aparecer na minha cozinha.
beijocas
Vou fazer esta receita com um carinho especial… Com o calor q está por cá vai saber mesmo bem. Uum grande bem-haja. bjs.