Back to Basic #6 – Massa Doce para Tartes

A grande maioria de nós compra as bases para as tartes já feitas, daquelas que é só estender e pronto. Podem ser mais prácticas, mas não são tão boas como as que podemos fazer em casa. Além disso não existe uma versão açúcarada (tipo massa areada doce) para as tartes que exijam uma versão doce de massa.

A receita que vos deixo hoje é de uma massa doce para tartes, muito simples de fazer, pois é só colocar no robot de cozinha e passado alguns segundos temos uma massa que apenas tem de repousar no frio antes de ser usada.

Ingredientes para 1 base:

125g de manteiga sem sal

100gr de açúcar em pó

1 pitada de sal

250g de farinha

2 gemas

30ml de leite

Preparação:

No robot de cozinha misture a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar em pó e o sal. Junte a farinha e ligue o robot até a mistura se parecer com umas migalhas. Junte as gemas e o leite e misture mais um pouco. (A mistura deverá continuar a parecer migalhas – é mesmo assim)

Coloque a massa em película aderente, formando uma bola e leve ao frigorífico pelo menos 1 hora. (Não saltar este passo – senão a massa será um desastre!)

Depois é só forrar uma tarteira com a massa (eu nem uso o rolo – corto finos pedaços de massa e vou enchendo a tarteira e presionando com as mãos!), picar com um garfo, cobrir bem com papel vegetal e encher com feijão ou grão seco para a massa não “enfolar”.

Levar a forno quente 200ºC durante 35 minutos, e deixar arrefecer completamente antes de usar.

Depois é só rechear com o que se quiser, podendo voltar a levar a massa ao lume se o recheio precisar de ser cozinhado.

Bom Apetite!

9 respostas

  1. Ficou perfeita a tua base de tarte. Eu desde que adquiri a Bimby não voltei a comprar as bases, faço lá, ficam maravilhosas e é super rápido. Gostei da tua receita.

  2. Adorei a ideia.
    Aproveito para dizer que as bases de tarde doces também existem. Da bimbo "massa areada". Mas nem sempre se encontram.
    Beijos.
    P. S. – Logo já vou fazer uma tarde doce com a tua receita.

  3. mesmo útil este post…. as massas frescas são bem práticas mas não ficam tão boas como as de casa.
    Vou msm usar esta receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *