Polpa de Tomate Caseira

Ainda antes de ir de férias, deram-me alguns tomates caseiros e já bastante maduros. Ainda pensei em congelar os tomates já pelados cortados em cubos para depois os usar em estufados, mas resolvi antes usá~los para preparar polpa de tomate caseira que depois congelei em couvetes de gelo.

Depois de bem lavado triturei os tomates partidos em pedaços (e com pele e sementes) no robot de cozinha até formar um molho.

Passei depois por um passador de rede fina, ficando com a polpa limpa de peles e sementes que se mantiveram no passador.

Coloquei depois a polpa numa couvete de gelo e deixei congelar. Depois de congelados coloquei  os cubos num saco e ficaram prontos a usar, e em doses pequenas, em guisados, estufados, arroz.

Mais uma sugestão de aproveitamento e economia!

17 respostas

  1. Olá!
    Nunca me preocupei muito com economia doméstica, mas depois que descobri seu blog, e li inteiro, percebi como tenho desperdiçado recursos preciosos na minha casa!
    A partir de hoje, vou pôr em prática suas dicas e tenho certeza que vou economizar e não mais desperdiçar…
    Obrigada pelas dicas excelentes!
    Abraços.

  2. óptima dica como sempre. Também costumo fazer o mesmo. E também congelo tomates inteiros e dá para o ano inteiro. Beijinhos

  3. Olá Mónica! No ano passado, fiz o mesmo que a Mónica mas não gostei muito do resultado final, quando utilizei. Este ano fiz algo diferente que já testei e vale a pena: cortei os tomates ao meio e expremi as pevides.De seguida, ralei-os no ralador manual mais grosso e a casca fica intacta, colada à mão. escorri a água ligeiramente num passador fino e enchi frascos de Compal muito bem lavados. Rolhei, meti numa panela com água fria, até cobrir a tampa e deixei ferver os frascos 20m. Ficam esterilizados em vácuo e duram-lhe cerca de 2 anos. Fiz o mesmo com o tomate cozinhado e triturado para usar nas pizzas ou massas.
    Um beijo

  4. Caro Anónimo:

    Antes de mais deixe que lhe diga que não me chamo Mónica. Não sei onde foi "desencantar" esse nome – será que confundiu este blogue com outro??
    Quanto às dicas e sugestões que me deixou, agradeço imenso.
    Por acaso, em relação ao molho de tomate já pronto, este ano também fiz essa experiência. Para o ano vou seguir o seu conselho e fazer o mesmo com a polpa de tomate (ou até ainda este ano, se a produção de tomate dos meus avós ainda der mais alguns!)

    1. olá Joana,sigo o seu blog à já algum tempo, e deixe-me dar-lhe os parabéns! É fantástico!!! Agora quero colocar-lhe uma questão: fiz polpa de tomate, e além da que congelei nas couvetes, coloquei também em dois frascos esterilizados para guardar fora do congelador. No dia seguinte, no fundo dos frascos, foi-se formando uma espécie de qualquer coisa com aspecto de óleo, e o tomate foi "subindo". Sabe dizer-me porque aconteceu? É normal? Obrigada. Sílvia

  5. Peço desculpa, pois efectivamente troquei o seu nome pois tinha estado a ler também outro blog… as minhas sinceras desculpas.

  6. Adorei a ideia! É super útil porque assim só utilizamos aquilo que queremos. Eu costumo congelar tomate mas vou começara a fazer assim!

  7. Ola em primeiro lugar para bens por este blog interesante, apartir de ontem sigo diariamente.
    E agora uma dica eu em ves de por assim em covetes , faço o seguinte passo tudo o tomate com a varinha e depois coloco tudo em sacos dakeles do gelo, assim e so tirar os cubos ke necessito.bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *