Compota de Ameixa com Maçã e Cravinho

As compotas estão a dominar o blogue esta semana. Mas com tantas combinações diferentes que têm saído da minha cozinha, era uma pena não as partilhar aqui e, quem sabe, inspirar-vos para passarem um pouco do vosso fim-de-semana a “compotar”!

Ingredientes para 4 frascos pequenos (200ml):

600g de ameixas sem pele nem caroço (usei a variedade que está na foto e da qual não sei o nome)

400g de maçã descascada e partida em pedaços (usei royal gala)

800g de açúcar

2 cravinhos

Preparação:

Num tacho colocar a maçã e as ameixas previamente descascadas e partidas em pedaços. Juntar o açúcar e os cravinhos e levar ao lume. Deixar cozinhar em lume brando mexendo ocasionalmente (esta quantidade de doce demororá entre 1 hora a 1h30 a ficar pronta). Quando o doce tiver atingido o ponto de estrada (coloque um pouco de doce num pratinho e passe o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma “estrada” o doce está no ponto!), passe-o com a varinha mágica (tenha o cuidado de tirar os cravinhos primeiro) e coloque-o ainda quente em frascos previamente lavados e esterilizados (sabem que os frascos lavados na máquina da louça ficam esterilizados?) e tape-os, deixando-os arrefecer virados para baixo, de modo a criarem um vacuo natural que ajuda a conservar o doce.

Depois de frios coloque uma etiqueta com o conteúdo e data de confecção e guarde num local fresco e seco.

Bom Apetite!

22 respostas

  1. Boas ideias, como as tuas, são sempre bemvindas! Compotar é uma excelente forma de preparar o regresso ao dia-a-dia! Cozinhar agora para saborear depois! 🙂

  2. Nem de propósito, já tinha na minha agenda culinária fazer compota de ameixa este fim-de-semana. Esta ficou com uma cor muito bonita.
    Beijinhos e bom fim-de-semana

  3. Bom dia, só tomei conhecimento do seu blog acerca de 2 dias, e ando completamente fascinada. Já tirei várias receitas e compotas são várias mesmo. Ao qual as vou fazer e deliciar.

    bj

  4. Olá!
    Esta receita veio mesmo a calhar, pois a minha sogra deu-me um saco dessas ameixas, que nós chama-mos abrunhos e como só eu é que gosto vou aproveitar e experimentar a receita.
    Beijinhos

  5. Na zona de Torres Vedras chama-se ameixa rim, mas no sul de Portugal chama-se abrunho. Seja qual for o nome, é uma delícia! E a compota parece deliciosa também! Vou certamente atacar a árvore da minha mãe para fazer desta compota. Beijinhos

  6. Que bela ideia para aproveitar algumas das muitas que este ano tenho na árvore e agora começam a estragar-se!
    A mim disseram-me que era ameixa presidente (sou do Norte).
    DocesCozinhados

  7. Que importa ser ameixa, ser abrunho,ameixa rim, ou seja o que fôr? É uma ameixa deliciosa, gulosa e sucolenta, por isso, deve dar um doce delicioso que irei experimentar. Obrigada e viva a grande variedade de dizeres e sabores que há no nosso país. Temos uma grande riqueza entre nós e devíamos aproveitá-la condignamente. Obrigada a vocês, uma vez mais

  8. Amiga, aquem chame abrunhos, mas aqui na minha terra é ameixa Quilhão de galo, não perguntes porquê, pois não sei, mas que se chama assim, chama, garanto-te
    Jinhos fofos

  9. Já algum tempo que sigo o teu blog, e experimento as tuas receitas, também partilho o teu gosto pela cozinha e por receber bem os meus convidados! Desta vez pus mãos à obra e fui "compotar" e tb fiz algumas experiências de sabores que se revelaram um sucesso!
    Quero-te dar os parabéns pelo teu blog, pelas tuas receitas e pelas tuas dicas, continua a surpreender-nos com a tua imaginação.
    Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *