Compota de Abóbora e Canela da Preciosa

Este fim de semana fui até à terra do meu avô. E o resultado foi chegar a casa carregada de coisas como maçãs bravo de esmolfe, marmelos, beringelas e couves.

Trouxe ainda abóbora, pronta a congelar, pois com companhia – da mãe e da S.- é muito mais fácil arranjamos uma abóbora enorme que dividimos depois entre todos! E dessa abóbora aproveitei também uma parte para fazer esta compota que a D. P. tinha partilhado comigo a semana passada, dizendo que era uma especialidade. Confirmo! É deliciosa e ideal para servir com requeijão – que por acaso também trouxe!

Ingredientes para 4 frascos (180ml cada):

1 quilo de abóbora limpa

800g de açúcar

1 pau de canela

1 colher de chá de canela em pó

Preparação:

Corte a abóbora em cubinhos pequenos. Coloque-a depois numa taça e junte-lhe o açúcar e a canela em pó. Mexa bem e deixe ficar de um dia para o outro (12horas).

No dia seguinte coloque a abóbora e todo o líquido que se formou (e vai ver como é bastante!) numa panela. Junte o pau de canela e leve a lume brando deixando o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada. Como o doce tem muita calda, por ter estado a macerar de um dia para o outro no açúcar, o tempo que vai demorar a atingir o ponto é mais demorado do que nas outras compotas em que tudo se coloca ao lume ao mesmo tempo.- Para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma “estrada” que não se feche de imediato, o doce está pronto.)

Coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco – como uma despensa ou armário.

Este doce é ideal para comer com queijos ou requeijão!

Bom Apetite!

21 respostas

  1. Gosto imnso de doces em que se nota os pedaços da fruta ou vegetais, ficam mais compostos, mais palpáveis!
    Adorei o aspecto deste que mostras, mesmo fantástico.

  2. Tem um aspecto fabuloso! 🙂 Adoro compotas, mas estes doces com os pedaços da fruta são sempre tão verdadeiros, tão "palpáveis", sabes? 🙂
    Excelente sugestão, como sempre! 🙂
    Beijinho*

  3. Esta receita é muito parecida à que faço, que por sua vez aprendi com a madrinha do meu marido, que é de Manteigas. Gosto imenso porque se notam os pedacinhos da abóbora. Adoro comer este doce com requeijão 😀
    Bjs

  4. Para além do que apresenta na receita, ao doce de abóbora costumo ainda adicionar o sumo de uma laranja. E metade do açucar que uso é louro. Também fica deliciosa.

  5. confesso que já passei por aqui para "roubar" algumas receitas que resultaram na perfeição.
    este fim-de-semana vou experimentar esta, depois digo o resultado
    beijinho e obrigada pela partilha de experiências culinárias

    ahhh descobri-te através do facebook
    Carla

  6. Doce delicioso esse… Receita muito bem elaborada.
    Aproveito o comentário para fazer o convite e participar da nossa promoção. Acesse ao site http://www.tionobre.com envie sua receita e Participe. O prêmio é uma panela de arroz elétrica.
    Atenciosamente.

  7. hum que maravilha.
    nos em norma nao utilizamo a varinha nos doces. sou como a luisa aqueles pedaçinhos de fruta sao uam maravilha
    beijinhos

  8. Olá a todos, acabei de envolver a abóbora em 800g de açúcar escuro de cana e meti umas gotas de limão…se calhar precipitei-me…

  9. Olá… Realmente esta compota de abóbora é uma delicia. Come-se à colher, então se juntarmos nozes em pedacinhos é divinal. Não há como resistir. Eu fiz como me ensinou uma colega, com açucar amarelo e abóbora porqueira (é assim que por aqui se chama).

  10. Bom dia!!
    Antes de mais, parabéns pelo seu blog que gosto muito 🙂

    Estou a pensar em fazer esta compota para oferecer aos convidados do meu casamento… acha que se a fizer já, aguenta nos frascos até Maio sem se estragar?

    Muito obrigada! Beijinho.

    1. Mel,

      Obrigada pelas suas palavras!
      Tal como qualquer outra compota, desde que siga as quantidades de açúcar, dexar atingir o ponto e utilizar frascos devidamente esterilizados, as compotas não só duram vários meses, como até mais do que um ano.

      Espero ter ajudado.
      Joana

    1. Tem de se ter cuidado para a compota não ferver demasiado. Ter o lume baixinho e ir mexendo várias vezes e estar com atenção para não deixar passar do ponto.
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

  11. Faço esta compota todos os anos e adoro !
    Só costumo fazer uma alteração, porque acho q assim se sente mais a abóbora, que é quando os pedaços estiverem cozidos, moer ligeiramente a compota, de forma a que ainda fiquem alguns pedacinhos e os restantes se misturem com o açúcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *