Lombinhos de Pescada no Forno com Pimentos e Batata Assada

O peixe nunca falta à mesa cá de casa. A nossa preferência é sempre pelo grelhado, mesmo de inverno e com dias cinzentos. É ver-me a colocar o grelhador electrico na varanda, o mais bem abrigado que consigo, e enquanto o peixe grelha (de preferência escalado e com umas pedrinhas de sal) é só preparar uns legumes e umas batatinhas para acompanhar.

Mas outros dias, lá se preparam outros peixes de outros modos, como estes lombinhos de pescada no forno, sem grande história, mas uma boa sugestão para as refeições de todos os dias!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada pequenos

1/2 pimento vermelho

1/2 pimento verde

1 cebola pequena

3 batatas médias

sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho

sumo de limão

1 colher de sopa de salsa picada

50ml de vinho branco

azeiteq.b.

Preparação:

Tempere os lombinhos de pescada com sal, pimenta e sumo de limão.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em gomos. Coloque-as num tabuleiro e tempere com o sal, com um dente de alho picado e um fio de azeite. Mexa bem e leve a assar em forno quente 180ºC.

Corte a cebola em meias luas, os pimentos em tiras, pique o outro dente de alho e leve ao lume numa frigideira com um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco e adicione o vinho branco. Junte a salsa, rectifique de temperos e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.

Quando as batatas estiverem quase cozinhadas, afaste-as um pouco para os lados do tabuleiro, deixando espaço para colocar o peixe ao centro. Coloque então o peixe a a marinada do tabuleiro das batatas e cubra-o com a mistura de pimento e cebola.

Deixe assar mais 15 minutos, até as batatas estarem douradas e o peixe cozinhado.

Sirva com legumes cozidos.

Bom Apetite!

12 respostas

  1. Óptima receita para o dia a dia.

    Tenho agora uma receitinha de lulas deliciosa no meu blog.
    Hoje à noite vai sair outra delícia de carne de porco com castanhas.
    Desculpem lá meter aqui a colherada com publicidade, mas como tenho o blog há pouco tempo, não tenho grande forma de o divulgar ser ser assim 🙂

    http://mefrancesca.blogspot.com

    Obrigada

  2. Experimentei agora mesmo, está óptimo! Se não tivesse batatas para gastar teria as substituído por batata doce, de resto, maravilha! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *