Creme Doce de Castanhas

A inspiração culinária é uma coisa fantástica. Surge de algo que se viu ou leu ou comeu ou até cheirou. Surge com a necessidade de se gastar aquilo que se tem em casa.

Surge muitas vezes de uma associação de diversas coisa que sem nos apercebermos muito bem o como e o porquê, nos leva a fazer experiências, algumas com melhor resultado do que outras.

Este creme doce de castanhas surgiu exactamente de uma associação de diversas coisas que têm como ponto de ligação um simples ingrediente: as castanhas.

O primeiro ponto desta associação foi esta sobremesa da Suzana, do Gourmet Amadores. Não a sobremesa em si, mas o creme de castanhas usado para fazer a sobremesa, coisa difícil de se adquirir por estes lados, e que me deixou curiosa.

O segundo ponto foi o “magusto” cá em casa, no nosso habitual jantar comunitário. As castanhas foram mais que as bocas e sobraram bastantes. Como já estavam assadas foram todas habilmente descascadas por várias mãos e lá fiquei com excedente. E os excedentes nesta casa não se deitam fora.

O terceiro ponto foi a receita de Castagnaccio Alla Toscana da Pipoka, que apesar de ser feito com farinha de castanhas me deixou a pensar em receitas com castanhas.

Destas três coisas surgiu uma associação obvia (para mim, claro!): aproveitar as minhas sobras de castanhas assadas para fazer uma espécie de creme de castanhas, como o usado pela Suzana, para posteriormente poder usar em sobremesas de castanhas como a Pipoka!

A inspiração culinária é, de facto, uma coisa fantástica, não acham?

Ingredientes:

500g de castanhas assadas ou cozidas, limpas de cascas e peles

250g de açúcar

600ml de água

1 colher de café de canela em pó

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o açúcar e a água, e deixe ferver durante 5 minutos.

Ao fim desse tempo junte as castanhas grosseiramente esmagadas e a canela, mexa bem com a colher de pau e deixe ferver mais 5 minutos.

Com a ajuda da varinha mágica triture tudo até ficar com um creme espesso e homogéneo. (Com a consistÊncia de um puré de batata grosso)

Volte a colocar tudo ao lume até voltar a ferver. Retire e guarde em caixas herméticas no frigorífico ou no congelador até utilizar.

(Imagino-me a fazer tronco de natal recheado com creme de castanhas, ou um bolo recheado, uma tarte de chocolate e castanhas e porque não, uma mousse de castanhas!)

Bom Apetite!

22 respostas

  1. Ficou muito sugestivo!
    Realmente a "inspiração" é uma amálgama de registos vários que vamos fazendo, mais ou menos conscientemente!
    Bom fds,
    babette

  2. Excelente para usar umas castanhas cozidas com erva doce que sobraram de uns biscoitos que fiz. E é verdade, a inspiração vem dos sítios menos suspeitos e por vezes às horas menos convenientes 🙂

  3. Eu que adoro castanhas vejo-me a comer creme à colherada mas imagino que seja ainda melhor numa torta ou no tal tronco natalício. 🙂

    Bj*

  4. Obrigadissíma pela receita, em tempos comprei um frasco numa loja gourmet, mas depois nunca mais consegui encontrar.
    Experimentem rechear crepes com este doce e vão ver, fica uma delícia.
    Bjs

  5. Este Creme de Castanhas é muito versátil. Fica muito bem simples ou misturado com chocolate derretido, para rechear tartes, tortas ou barrar fatias de Pão de Ló. Eu costumava comprar no El Corte Inglês, em latas da Bonne Maman ou uma marca espanhola de que não recordo o nome, no Continente. Mas não há dúvida de que feito em casa tem outro sabor e não tem conservantes! Obrigada pela receita. Bjs. Bombom

  6. Antes de mais quero agradecer por postar esta receita, eu andava atrás de um creme de castanha , para fazer uma nova invenção ou melhor uma nova versão do tão afamado bolo Rei Folhado que foi inventado por mim.
    Encontrei o Bloque para Cozinhar, e então vou experimentar a vossa receita do creme de castanha no bolo Rei.

    Podem ver aqui no meu canal no Youtube uma das nossas invenções https://www.youtube.com/watch?v=0zPTAgQcDVY
    Depois de fazer a experiência darei noticias,
    Obrigado
    Armando Rebelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *