Arroz de Especiarias do Henrique

Não sei se já viram o novo programa do Henrique Sá Pessoa (HSP) na RTP2 – O Ingrediente Secreto. Eu perdi os dois primeiros episódios, mas agora lá estou eu todos os domingos às 19h30 em frente à televisão. Gosto muito deste novo programa – em que um ingrediente é escolhido e todas as receitas são feitas com base nesse ingrediente – e gosto muito do HSP. Posso mesmo dizer que é o meu chef (português) favorito. E não é por ser o mais mediático. É porque ele é simpático, genuíno, e consegue mesmo passar a mensagem. Apesar de não ser nenhum Jamie Oliver, depois de o vermos a cozinhar, ficamos a pensar como é fácil fazer aquilo, e como nós também vamos conseguir; e claro, conseguimos! Quer seja de uma receita da tv, quer seja com receitas dos seus livros. Aliás, também gosto muito do novo livro dele “Curso de Cozinha de Henrique Sá Pessoa” – com uma parte inicial muito interessante sobre ingredientes, cortes de carnes, diferentes utilizações de massas e arroz, utensílios essenciais, ervas aromáticas… que tornam este livro diferente dos outros.

Mas  tanta “graxa” ao HSP apenas para dizer que esta receita é do ultimo programa – O Ingrediente Secreto – desta vez sobre arroz. Muito boa. Mesmo.

Ingredientes para 4 pessoas:

(adaptado de HSP – “O Ingrediente Secreto: Arroz” – RTP2)

1 chávena de arroz basmati

1 colher de chá de pó de caril

1 colher de chá de cominhos

1/3 colher de chá de cardamomo moído

1 cebola

2 dentes de alho

coentros picados q.b.

1 casquinha de limão

1 pau de canela

azeite q.b.

óleo q.b.

sal q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e óleo ( quando se cozinha com especiarias deve-se usar óleo vegetal neutro em vez de azeite ou manteiga para não se adulterarem os sabores das especiarias). Junte a cebola e os alhos picados, as especiarias e o pau de canela. Deixe fritar mexendo bem de modo a libertar os sabores.

Acrescente depois o arroz e envolva-o bem na mistura, deixando também fritar por uns minutos. Tempere com um  pouco de sal e acrescente a casca de limão. Junte a água a ferver (1 chávena mais 3/4 de outra), tape e deixe cozinhar em lume muito brando.Quando a água tiver evaporado apague o lume e deixe o arroz tapado a acabar de cozer.

Retire a casca de limão e o pau de canela e junte os coentros picados. Envolva bem.

Sirva com peixes grelhados ou carnes assadas.

Bom Apetite!

20 respostas

  1. Vem uma entrevista com ele na Continente Magazine deste mês (custa 1€ com 50 cênt. em cartão). Também foi onde fiquei a saber da existência deste novo programa, que desconhecia.

  2. Olha, nunca vi esse programa,…este domingo vou ver se não me esqueço,…
    Este arroz ficou super apetitoso!
    Beijinhos

  3. Olá! Olha que boa novidade! Vejo pouco televisão e por isso ainda não sabia! Também gosto muito do HSP….e já do tempo do Entre Pratos ( e livro homologo)….Obrigada pelo alerta! Vou começar por experimentar o teu ingrediente secreto 🙂 Um beijinho

  4. eu adoro especiarias e esse arroz deve ficar fantástico.
    quase nem tenho tempo para ver televisão e nem sabia desse novo programa, vou já programar para gravar os seguintes.

  5. Parece ser muito bom. Tinha-me dado jeito saber desta receita uns dias mais cedo, acho que tinha sido o acompanhamento ideal para um frango que fiz.

    Também gosto muito do Henrique e das receitas dele, este Natal estava fora de casa e pedi ao meu gentleman para pôr esse programa a gravar mas ele não encontrou e eu nunca mais me lembrei disso. 🙁 Agora procurei eu e já encontrei!

  6. Olá, sigo assiduamente os teus blosgs, onde vou buscar inspiração.
    Mas como também sou fã do HSP gravo os programas. No entanto já vi que tem um sitio na net com o nome do programa, procuras e tão lá as receitinhas todas dos outros ingredientes secretos: cogumelos, espargos, etc. Cristina

    1. Lourenço,

      Provavelmente coze o arroz tempo demais, ou com água a menos e muito provavelmente tem o lume muito forte.

      Espero ter ajudado,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *