Bola do Cozido

Mais uma vez a pergunta surgiu. O que fazer com os restos de umas carnes e enchidos de cozido à portuguesa, e que enchiam uma caixa no congelador.Cozido outra vez não me parece, mas que tal fazer uma bola? Afinal tenho de fazer alguma coisa para levar ao jantar comunitário.E assim fiz.

Restos de carnes assadas, cozidos, de grelhados… são também optimos para aproveitar para fazer uma bola de carnes. E assim vos deixo esta sugestão para o fim-de-semana.

Ingredientes:

350g de restos de carnes cozinhadas (no meu caso tinha frango, enchidos e carne de porco)

500g de farinha de trigo

200g de farinha integral

500ml de água

sal q.b.

1 pacotinho de levedura seca

Preparação:

Comece por preparar a massa da bola, usando a máquina de pão: Coloque a água e uma pitada de sal na cuba da máquina, e depois junte as farinhas e levedura seca. Ligue a máquina no ciclo de amassar e levedar e deixei-a trabalhar. (Se não tiver máquina de pão, junte os ingredientes amassando-os à mão e deixando-os depois levedar).

Entretanto desfie as carnes e cortei os enchidos em rodelas.

Unte uma forma com um pouco de azeite e coloque no fundo metade da massa de pão. Por cima coloque as carnes, reservando algumas para a decoração) e cubra com a restane massa. Decore com os enchidos reservados e leve a assar em forno quente 200ºC até a massa estar bem cozida, cerca de 1h00.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de a desenformar.

Sirva cortada em pedaços.

Bom Apetite!

20 respostas

  1. Boa tarde!
    E quem não tem máquina de fazer pão?
    Compra massa de pão numa padaria ou pode fazer a massa em casa , batendo com a batedeira normal?

  2. olá, parabéns pela sua paixão! Ao da maioria das pessoas que comentam o seu blog eu cheguei a ele depois de esta semana ter ido à FNAC e casualmente me ter cruzado com o seu fabuloso livro.Mais uma vez parabéns pela ajuda preciosa, nos dias fulminantes que correm e em que não nos ocorrem ideias para fazer as refeições.

  3. queria agradecer muito. esta bola fez lembrar no nosso casamento os tempos em Mirandela antes de virmos para Lisboa. e… aconteceu, como antigamente… aquele amor nas malvas dos silvados, sabem?

    obrigado

  4. Adorei esta bola!! Realmente é uma óptima maneira de aproveitar os restos do cozido. Eu normalmente faço sopa de cozido, mas para a próxima vou fazer esta bola 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *