Gomas

Tenho um amigo (o ZN) completamente viciado em gomas. A paixão pelas gomas é de tal ordem que a mulher dele, a MN, lhe faz  gomas caseiras. Numa das minhas ultimas idas a casa deles, lá estava a MN de volta da bimby a preparar as gomas.

Claro que eu achei o máximo! Preparar gomas em casa tinha de ser fantástico, e eu não queria deixar de experimentar. O facto de não ter uma bimby, não me impediu de experimentar a receita – porque em vez de colocar os ingredientes na maquina, coloquei-os num tacho ao lume – e ficaram tão bem quanto as feitas na bimby. As gomas ficam com a mesma consistência e textura das gomas de compra. Uma autêntica tentação que vos deixo como sugestão para prepararem este fim de semana com a ajuda das crianças (ou não!) aí de casa.

E já agora espero-vos amanhã na Bulhosa de Oeiras às 17h30, e no domingo na FNAC de Cascais pelas 16h.

Ingredientes para cerca de 35 gomas grandes:

(adaptado de “Bimby-Receitas com História”, pág.108)

35g de gelatina em pó neutra

1 saqueta de gelatina de sabor à escolha

200ml de água

300g de açúcar + açúcar para envolver as gomas

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tachinho e mexa bem para dissolver. Leve depois a lume brando e deixe ferver 5 minutos mexendo de vez em quando.

Coloque depois a mistura em formas de silicone para bombons ou gelo (eu usei formas de gelo do ikea), previamente untadas com um pouco de óleo vegetal. Se não tiver este tipo de fomas coloque a mistura num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal.

Leve a solidificar algumas horas ao frigorífico. Se usou as formas de silicone, basta desenformar as gomas e passá-las por açúcar. Se usou o tabuleiro, desenforme, retire o papel vegetal e corte-as em cubinhos, passando-as depois pelo açúcar. Guarde num recipiente fechado.

Bom Apetite!

65 respostas

  1. Eu tenho lá em casa um completo viciado em gomas… o maridito.
    Ando para experimentar fazer gomas há uma série de tempo, quem sabe se não é este fim-de-semana 😉
    Beijokas e bom fds

  2. Eu também sou uma viciada em gomas, n passo um dia sem comer uma gomita 🙂 pareço as crianças 🙂

    Ficaram lindas.

    Beijos

  3. Excelente sugestão para reduzir a quantidade de coisas esquisitas que fazem parte das gomas de venda. Bem mais saudável.
    Não somos adeptos de gomas, mas o mesmo não posso dizer dos sobrinhos! É ver o meu sobrinho de 3 anos pegar numa cadeira e, sempre muito desenrascado, lá vai ao frigorífico tirar as gomas.
    Obrigada pela receita!
    Beijinho
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

  4. Bom dia colher de pau. Gostava de lhe perguntar se não dá para fazer sem açucar (pois a gelatina já tem doce)? Se não posso substituir por adoçante? Obrigadissima adoro o seu blog

  5. Que perdição!
    Gostei muito de te ver ontem na TV, fico contente por te darem esta oportunidade pois os teus valores têm de ser reconhecidos.
    Beijinhos

  6. ontem recebi o teu livro de receitas, finalmente!!
    Acompanho-te desde o blog da dieta e é com muito prazer que ontem fui pra cama e levei o teu livro pra minha cabeceira, não é um simples livro de receitas é parte de ti da tua vida com as passagens que retratas, fiquei até tarde a ler pagina atrás de pagina . Para quem não te conhecia fica-te a conhecer um pouco, e para tantas como eu que acompanharam o teu inicio é um prazer ter um livro teu. Pensa em editares mais. E pensando um pouco na dieta porque nao receitas simples e pouco calóricas?
    beijos e muita sorte e felicidades

  7. Fantástico!
    E eu a pensar que as gomas eram um monte de ingredientes de porcaria, afinal, afinal, não são más de todo. Tirando o volume de aç~ucar!
    🙂

  8. Uma sugestão bem docinha. Vai com toda a certeza agradar cá em casa. O marido adora gomas. Cada vez que vai comigo ás compras lá vem um pacotinho atrás. 🙂 Já tinha visto fazer gomas, mas não era nada assim tão simples. Vou levar a receita e ver se ponho em prática. Obrigada pela partilha e claro obrigada à tua amiga 🙂

  9. Mas que rica ideia, os meus 4 filhotes são fãs mas um gosta delas mais ácidas sabes como fazer essas?
    Um dia destes lá me ponho a fazer gomas hehehe, entretanto levo a receita lá para o meu blog novo,isto se não te importares,

    beijinhos e tem um bom fim de semana!!

  10. ainda não fiz as gomas, mas assim que tiver oportunidade,vou fazer. O que já fiz, foi a massa com chouriço e pimentos, gostei muito. Obrigado pelas boas ideias, em tempo de crise temos de ser muito criativos.

  11. eu ja fiz isso, alias estão ali no frigorifico e n ficarao grande coisa…boas de sabor mas n se despegam das formas..ficarao mto moles 🙁 algum truque?

  12. Joana,
    que delícia estas gomas, nunca tinha feito mas fiquei muito curiosa para experimentar! beijinhos e bom fim de semana 🙂

  13. Boa sugestão. Pois já tinha ouvido falar, mas não tinha a receita.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho e até Domingo lá estarei na Fnac 🙂

  14. adorei 🙂 tinha previsto fazer ovos da pascoa para os meus primos mas depois disto acho que vao achar paiada as gomas 🙂
    bjs azeiteecanela

  15. Comprei hoje o "Feito em Casa" e estou a adorar lê-lo! É realmente bem mais do que um livro de receitas. Muito bom! Parabéns!

  16. Já experimentei e adorei. Daí que sugeri no meu blog ser uma excelente prenda para oferecer aos afilhados na Páscoa e coloquei o respectivo link.
    Espero que não te importes.

    Beijinhos

  17. Já esperimentei e ficaram uma delicia! Fiz de morango nas formas do gelo e depois cortei-as em metade porque estavam muito grandes…

  18. Sou viciada nas gomas, como tenho Bimby faço muita vez, mas reduzo sempre o açúcar para a metade e ficam muito boas na mesma. As melhores são as de gelatina de framboesa!

  19. Olá Joana
    primeiro que tudo deixe-me felicitá-la pelas excelentes receitas, ideias e sujestões que nos presenteia regularmente. São de louvar, sobretudo nos dias de hoje, que devemos apelar à poupança, mas também voltar a ter gosto pelas coisas "caseiras" e feitas por nós. O valor que damos é completamente diferentes. A questão que coloco é a seguinte:
    -esta receitinha dura mais ou menos quanto tempo, de forma a que possamos oferecer e não se estrague logo dois dias depois?
    – O açucar não vai derreter em contacto com a gelatina e o óleo vegetal?
    Obrigada
    Magda

  20. Olá Joana,experimentei a receita agora no Natal e correi bem com excepção do seguinte: no fim quando as passei por acúçar e as guardei, passado umas horas o açucar derreter e fez uma papa`. Tive que lavar as gomas e polvilhar os saquinhos com uma colherzinha de farinha. A minha pergunta é se tenho que deixar secar as gomas mais tempo, ou como é que faço?

  21. Não deites Fora,

    Provavelmente as gomas deveriam ter secado um pouco mais. Eu espero sempre cerca de 24 horas antes de as polvilha com o açúcar, e nunca tive esse problema.

    Espero ter ajudado.
    Joana

    1. Olá,

      Presumo que quando diz gomas sem açúcar, pretende algo que susbtitua o doce do açúcar, adoçantes ou frutose.
      Não sei se esta receita resultará com esses substitutos. No entanto, conforme comentários deixados nesta caixa de comentários
      poderá encontrar a resposta à sua pergunta. Há quem já tenha experimentado com metade do açúcar (150g) e tenha obtido na mesma bons resultados e que, devido a uma intolerância ao açúcar tenha substituído o açúcar da receita por xilitol, uma substância comprada nas lojas Celeiro.
      Depois basta seguir a mesma receita aqui indicada.

      Espero ter ajudado.
      Joana

  22. Ola bom dia. Devo dizer que sou uma grande fã do seu trabalho e aguardo ansiosa pelo seu 2ª livro, que devo receber este fim de semana. Queria fazer as gomas mas na cidade onde moro não consigo encontrar a gelatina neutra em pó. Só consigo encontrar folhas de gelatina neutra. Será que é possível substituir? Se sim qual será a quantidade.
    Obrigada e continuação de boas receitas.
    Carla – Luanda

    1. Carla,

      Pode substituir a gelatina em pó pelas folhas de gelatina, mas como as folhas não são todas do mesmo tamanho, eu não sei a proporção… Terá mesmo de ir tentando até acertar na consistÊncia, mas eu começava com o equivalente em peso das folhas à quantidade referenciada na receita em pó.

      Espero ter ajudado,

      Joana

  23. gostava de expermentar mas como sou vegetariana nao posso comer porque tenho receio que tenham gelatina animal se alguem me puder esclarecer, agradecia…

    parecem apetitosas mas….

    1. Cara Anónima,

      Para saber se pode ou não preparar as gomas de acordo com o seu regime alimentar bastará que verifique na embalagem a origem da gelatina. Há marcas com gelatinas de origem vegetal e outras animal.
      Espero ter ajudado,

      Joana

  24. Ando para experimentar esta receita há séculos e inclusivé já comprei umas forminhas de silicone que ainda estão na gaveta, por estrear…

    A minha questão é saber se posso não polvilhar as gomas no fim com açucar, porque já provei (feitas por outra pessoa) e achei-as demasiado doces. Eu sou mais fã das gomas ácidas. Que produto será esse que se utiliza para polvilhar as gomas ácidas?

    Obrigada

    1. Olá,

      Para tornar as gomas mais ácidas, em vez de açúcar polvilhe-as com gelatina em pó de sabores. (da normal que se usa para fazer as gelatinas acrescentando apenas água!)

      Espero ter ajudado.
      Joana

  25. ola boa tarde so agora vi a receita das gomas e embora nao seja fa tenho um marido doido por gomas a minha duvida é a seguinte como nao tenho neste momento gelatina neutra posso usar o mesmo valor de uma gelatina normal?
    obrigada

    ines

    1. Olá Inês,

      Realmente terá mesmo de usar as gelatinas indicadas nas quantidades referidas. Não é aconselhável fazer essa substituição pois as concentrações são diferentes e não iria conseguir chegar ao resultado pretendido.

      Espero ter ajudado,
      Joana

  26. Olá!!
    Queria fazer uma pergunta: às vezes o acucar não adere tão bem às gomas… tem alguma ideia? porque faço-as exactamente da mesma maneira sempre mas umas adere o acucar e outras com o acucar ficam molhadas. Obrigada.!!!

  27. Olá.
    Tenho feito gomas seguindo esta receita e ora saem bem, ora acontece o que várias pessoas se têm queixado – o açúcar derrete.
    Penso que tem a ver com a cozedura (quer em termos de tempo, quer em termos de intensidade de lume).
    Porque no meu caso é a única coisa de difere. Ora me distraio na intensidade do lume e aquilo ferve muito, quase a saír para fora, ora deixo aquecer e ferver em lume brando, tal como indica a receita. Quando ferve muito é quando elas ficam melhores, o que me leva a pensar que tem que se contar os 5 minutos a partir do momento em que realmente fervem (mesmo em lume brando).
    Espero que me tenha feito entender e que ajude de alguma forma =)

    Beijinho
    Ana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *