Ovos Mexidos com Cogumelos, Queijo da Ilha e Azeitonas

Já aqui referi muitas vezes que não sou capaz de estar em casa sem ter ovos no frigorífico. São essenciais para o bom funcionamento da minha cozinha, quer seja para doces ou salgados. Se há sobras de qualquer coisa basta apenas misturar um ovos batidos e sai uma tortilha, uma omelete, um pastelão ou uma fritata, e assim temos uma refeição. Se há necessidade de “limpar o frigorífico”, os ovos são a adição perfeita para acabar com caixas e caixinhas. E se a comida é pouca, quem nunca estrelou uns ovos para fazer render o jantar?

Desta vez, a questão foi outra. Sozinha em casa para almoçar, a hora do almoço a passar rapidamente e a fome a apertar, e prestes a estar uns dias fora de casa. Frigorífico bastante vazio, um resto de uns cogumelos frescos a começarem a ficar feios, uma embalagem de queijo da ilha aberta e com um resto no fundo, e ovos, claro! O almoço fez-se depressa e comeu-se à mesma velocidade. E estava bom. Ou então era eu que estava com muita fome….

Ingredientes para 1 pessoa:

12 cogumelos brancos pequenos

10 azeitonas pretas descaroçadas

1 mão cheia de queijo da ilha ralado

1 ovo grande

1 dente de alho

sal q.b.

tomilho fresco q.b.

azeite q.b.

Preparação:

Lave os cogumelos e corte-os em fatias. Corte também o dente de alho e coloque tudo numa frigideira com um fio de azeite. Deixe os cogumelos saltear, tempere com umas pedrinhas de sal e com umas folhinhas de tomilho fresco.

Acrescente depois as azeitonas cortadas em rodelas e envolva bem. Acrescente o queijo da ilha e o ovo batido. Envolva bem e mexa sobre lume brando até os ovos terem a consistência desejada.

Sirva com uma salada de tomate e arroz branco, se desejar.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Por acaso nunca me ocorreu colocar azeitonas nos ovos mexidos, mas parece-me uma boa ideia.
    Ficaram com um ótimo aspeto 🙂

  2. Nisso estamos de acordo… eu sem ovos na minha cozinha não sou a mesma pessoa. hehe
    Ficou muito bem e adorei a conjugação de ingredientes. Cogumelos = venero; queijo da ilha= adoro… Tudo junto= Bomba de sabor.
    Beijinhos

  3. Por supresa minha, a minha mãe comprou o teu livro sem conhecer o este blog (blog este que leio há bués e adoro :p) ela adorou ler-te (tb é um excelente cozinheira) e eu fiquei super contente por poder ler-te tb.

    Ficamos ambas fãs do livro está genial, adorei a maneira como está exposto pena as fotos n se verem tão bem como no blog, pois acho q fazes fotos excelentes… mas só para te dar os meus sinceros parabéns!

    beijos

  4. Faço este género de refeição para mim (quando estou sozinha); falta o pormenor das azeitonas que não posso comer. Estes têm muito bom aspecto.
    Cumprimentos e continuação de bom trabalho!

    senhoravental.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *