Iscas de Porco

Quem me conhece vai certamente achar estranho encontrar aqui uma receita de fígado. É que fígado e demais miudezas são coisas que nunca gostei muito de comer. Mas o M. gosta, e depois de a dona P. ter insistido comigo para preparar e provar as iscas conforme a sua receita, não fui capaz de lhe dizer que não e assim surge aqui esta receita.

E, apesar de ter comido, continuo a não gostar de fígado.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de fígado de porco cortado em bifinhos finos (iscas)

2 cebolas

2 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

1 colher de sopa de vinagre

2 colheres de sopa de polpa de tomate

azeite q.b.

Preparação:

Temperar as iscas de porco com sal e pimenta.

Levar uma frigideira ao lume com o azeite, o alho picado e a cebola previamente cortada em meias-luas. Junte depois o louro, a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até a cebola estar alourada.

Junte a cebola para um canto da frigideira e aloure agora as iscas de ambos os lados deixando-as cozinhar bem. Vá envolvendo-as na cebola à medida que ficam prontas. Junte depois o vinagre e misture bem.

Sirva com batatas cozidas e uma salada.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Bom dia!
    Nunca experimentou iscas grelhadas, simples, só com sal? Não devem ser demasiado finas para não secar muito, mas fica delicioso com fígado fresco e é um sabor completamente diferente desta receita.
    Cristina

  2. verdade as miudezas os se gosta ou não se gosta, não há meio termo. Eu adoro iscas :), a minha mãe faz assim e ficam deliciosasssss

  3. adoro tenho no congelador e farei em brave costumo fazer como tu so não coloco a polpa de tomate, mas desta vez vou seguir teu conselho, obrigado

    Beijinhos

  4. Já tentei…mas não consigo gostar de iscas… Gosto do aroma quando se prepara e da apresentação,mas do sabor nem por isso… Mas, gostos à parte,estas iscas ficaram com bom aspecto! 🙂
    Bjs

  5. tenho o mesmo problema: não gosto de fgado e miudezas em geral:S
    Quando era pequenina, obrigavam-me a comer figado e desde então nunca mais quis vê-lo, nem cheirar sequer…
    beijinhos:*

  6. cá em casa gostamos todos de iscas, por isso para a próxima vez podes convidar-nos.. lol
    faço muitas vezes as iscas grelhadas para que fiquem mais saudáveis!

  7. Quero felicitá-la porque reparei que já conseguiu ultrapassar 5 milhões de visitas! É obra… uma vez que o seu blogue, tanto quanto sei tem 5 anos! Quer dizer que lhe é reconhecido o seu trabalho, esforço, qualidade e persistência!
    É desse tipo de esforço e coragem para enfrentar as vissicitudes que os portugueses se devem empenhar para irmos todos mais além! Obrigada Joana e Parabéns!

  8. Reparei agora que escrevi a palavra vissicitudes, com os cês e esses ao contrário. Por isso aqui fica a correção antes que alguém na blogosfera faça esse reparo – é VICISSITUDES! Obrigada

  9. ola
    entao ja somos duas.
    eu quando faço peço figado de vaca que o sabor e diferente e não esfarela tanto na boca tempero com sal grosso, alho e um pouco de vinho branco.experimenta…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *