Não é preciso chegar ao último dia do ano para se tomarem resoluções de ano novo. Basta vontade de mudar, atitude e determinação e podemos começar logo a fazer algo a que nos propomos. E assim começou o meu mês de Dezembro.
Entretanto ainda não decorei a casa para o natal, ainda não fiz as minhas costuras, e ainda faltam comprar as mesmas duas prendas. Mas já fiz e distribuí os primeiros mimos caseiros, já fui ao primeiro jantar de natal e já quase terminei os cabazes dos tios. O fim de semana passou e não fiz metade do que queria fazer. Mas preparei, por puro acaso, uma massa digna de registo. E tudo porque deixei acabar os espinafres…
Ingredientes para 2 pessoas:
150g de conchas grandes (ou outra massa grande que dê para rechear)
2 tomates
1 dente de alho
2 cebolas pequenas
1 morcela
1 maçã
1/2 requeijão de Seia
1 colher de chá de oregãos secos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Leve um frigideira ao lume com im pouco de azeite e junte uma cebola e o dente de alho picado. Deize alourar e junte os tomates também cortados em cubinhos. Envolva bem, tempere com um pouco de sal, pimenta e oregãos e deixe apurar em lume brando até formar um molho de tomate grosso. Reserve.
Entretanto coza a morcela (pique-a primeiro para não rebentar) e, num outro tacho coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente.
Pique a outra cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Acrescente a maçã previamente descascada e cortada em cubinhos e deixe saltear um pouco. Junte a morcela já cozinhada, sem pele e partida em pedaços pequenos e metade do requeijão esfarelado. Envolva bem até ter uma espécie de uma pasta.
Escorra a massa de conchas, passe-a por água fria e recheie com a mistura de morcela, maçã e requeijão.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa coloque o molho de tomate e, por cima, coloque as conchas de massa já recheadas. Esfarele o restante requeijão por cima etempere com um pouco de pimenta.
Leve ao forno quente (180ºC) apenas para tostar a superfície.
Bom Apetite!
10 respostas
Também penso assim e estamos a implantar as decisões a serem feitas já visando 2012.
Adorei as conchas, lindos e com aparência deliciosa.
Boa semana
Vânia
Que bom aspecto!
Bjs*
Morcela com maçã e queijo é divinal, nunca me tinha ocorrido juntar os 3 à massa, normalmente como com um belo pão rústico e com castanhas. Mas vou experimentar esta dica!
Bem, fizeram-me crescer água na boca as tuas conchinhas!!
bjus
Cila
wuau deve ser muito bom eu adoro morcela mas assim nunca comi deve mesmo ser uma delicia parabens beijinhos
Com 39 semanas de gravidez não resisti a fazer esta receita. Uma delícia!
Onde é que isto são conchas????
Existem as conchas jumbo, que facto têm a forma de conchas, à venda no continente.
Vamos dar o nome correcto às coisas.
Realmente há pessoas que gostam é de deitar abaixo…. Ganhe juízo!
Deu até fome. bjos
Aqui em casa ninguém é fã de morcela, mas esta receita parece ser óptima. Fez-me até quase ter vontade de comer morcela.
Que outro enchido seria adequado para usar numa receita como esta?
Alheira?
Obrigada