Empadinhas de Peru com Cogumelos

Depois do Natal começa sempre a saga do peru. O que fazer com as sobras? É inevitável fazermos comida a mais nesta altura do ano, mas já se sabe que não se pode nem deve deixar estragar nada. Depois de já termos comido peru pelo menos mais uma uma vez, foi agora altura de o desfiar e tentar perceber o que fazer com as sobras. A minha primeira decisão foi muito simples: empadinhas de peru e cogumelos que fiz para congelar e assim ter sempre à mão. Mas as possibilidades são muitas: um empadão de peru e espinafres, bolonhesa de peru ou usar a carne como recheio de canelones ou lasanha, um guisado de feijão e peru ou até um caril, porque não. A ideia é transformar o coitado do peru assado para não ficarmos “enjoados como um peru”!

Ingredientes para 16 empadinhas:

300g de carne de peru cozinhada

150g de cogumelos frescos

1 cebola grande

2 dentes de alho

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de salsa picada

1 colher de sopa de farinha

150ml de leite

massa folhada, quebrada ou massa pronta a usar própria para empadas

Preparação:

Leve um tachinho ao lume com um pouco de azeite e refogue a cebola previamente picada, assim como os dentes de alho. Deixe alourar um pouco e junte os cogumelos limpos e partidos em pedaços. Acrescente depois a carne de peru cortada também em pedacinhos (se preferiri pode juntar a carne picada) e tempere com um pouco de sal, pimenta e com a salsa picada. Deixe cozinhar 2 minutos e acrescente a farinha envolvendo bem. Junte depois o leite e deixe engrossar para formar um molho grosso. Rectifique de sal e pimenta e deixe arrefecer.

Forre forminhas de silicone (ou de metal) com massa folhada, quebrada ou com massa própria para empadas (eu gosto de usar da marca la cucinera que já vem cortada e esticada para forrar as forminhas). Encha cada forminha com o preparado de peru e cogumelos e feche cada empada com mais um pouco de massa. Pincele com gema de ovo e leve a assar em forno quente (180ºC) durante cerca de 25 minutos.

Poderá congelar depois de prontas ou servir com arroz e uma salada verde.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Parabéns por reutilizar o peru e pela agradável receita apresentada, que possibilita comer o peru em outra altura.
    Beijo,
    Vânia

  2. Ai que delícia!
    Tenho que experimentar fazer uma empada com este recheio mas grande, deve ser divinal!
    Amei a sugestão! Já estão com água na boca! 🙂

  3. O milagre da reutilização! Adoro empadas, e estas ficaram realmente apetitosas!
    Um beijo e um ano de 2012 pleno de concretizações!
    Babette

  4. Olá bom dia!
    As empadinhas como tudo que fazes, ficaram lindas! Também tenho umas forminhas iguais a essas espero que também fiquem bonitas. Queria só pôr uma questão. Será que posso fazer algumas empadas e depois congelar com a massa ainda crua? É que assim poupava trabalho e depois era só pôr no forno quando precisasse, mas estou com medo que depois do recheio estar feito altere o sabor quando for ao congelador e não fiquem tão saborosas! Obrigada e parabéns pelo teu sucesso!

  5. Uma coisa nova:

    Poderá congelar as empadas antes de cozinhar a massa. Desde que coloque as empadas num recipiente hermético e próprio para congelação, não há motivos para haver qualquer alteração de sabor. Por vezes também congelo as empadas por cozinhar mas, pessoalmente acho mais simples e prático cozinhá-las depois de prontas e ter assim empadas prontas a comer em qualquer ocasião.
    Espero ter ajudado,

    Joana

  6. A massa para empadas, (folhada ou quebrada) há a venda em qualquer supermercado. Quanto à massa próprio para empadas, já em pequenos discos, estendida e pronta a usar só consigo encontrar no supermercado do El corte Inglês.

    Joana

  7. Boa Noite!
    Quanto tempo é que as empadas aguentam congeladas? Agradecia que alguém me pudesse ajudar 🙂

    Obrigada!
    Rita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *