Bacalhau com Natas à Antiga

Do bacalhau diz-se existirem 1001 maneiras de confeccionar. Talvez exista o mesmo número de maneiras de preparar bacalhau com natas. Com batata frita, com bechamel e sem natas, com cenoura, sem cenoura, com camarão, com batata cozida…. Tantas e tantas variantes deste prato tão tradicional e que agora virou moda desdenhar e colocar em segundo plano por se ter tornado uma receita facilmente preparada por todos e portanto “popular”. Já não é a primeira vez que vejo a expressão “cozinha de tias”  (que eu sinceramente não percebo o que quer dizer) associada a este prato.

Na minha cozinha, e na minha mesa, há sempre lugar para um belo tabuleiro de bacalhau com natas. É apreciado pela maioria, dá para preparar com alguma antecedência mas é também algo que se prepara com rapidez. Rende bastante e é sempre uma receita vencedora em qualquer festa ou celebração.

Desta vez, iniciámos o ano com esta versão de bacalhau com natas preparada com puré de que já tanto me tinham falado. Não desdenhámos e ficou aprovada com distinção.

Ingredientes para 4 pessoas:

6 batatas médias

2 cebolas

2 dentes de alho

1 folha de louro

500g de bacalhau (demolhado, limpo de peles e espinhas e desfeito com a ajuda de um pano)

azeite q.b.

200ml de natas

200ml de leite

1 colher de sopa de manteiga

noz moscada q.b.

Preparação:

Descasque e corte as batatas em cubos. Leve-as a cozer em água temperada com sal.

Entretanto descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Leve uma frigideira grande ao lume com um pouco de azeite e junte as cebolas em rodelas, os dentes de alho previamente picados e a folha de louro e deixe a cebola começar a alourar. Junte depois o bacalhau desfiado e deixe cozinhar. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.

Entretanto escorra as batatas e com o passe-vite ou um esmagador manual desfaça as batatas em puré. Junte depois o leite e a manteiga até formar um puré aveludado. Tempere com um pouco de noz moscada.

Junte a cebolada de bacalhau já cozinhada ao puré e envolva bem. Acrescente depois metade das natas e volte a mexer.

Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e sobre a mistura coloque as restantes natas. Leve depois ao forno já aquecido (200ºC) para gratinar a superfície.

Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

22 respostas

  1. Adoro bacalhau e é sempre bem vindo mais uma receita para o confecionar. Apesar de dizeres que é bacalhau à antiga, eu não conhecia essa versão! Gostei imenso.
    Um ano novo muito feliz.

    beijinhos

  2. Ficou com um aspecto maravilhoso Joana, uma delícia!
    Parabéns pela entrevista na Continente Magazine, gostei muito. Temos 2 coisas em comum, o gosto pela cozinha e formação em turismo (e também não trabalho na área)
    Beijinhos e tudo de bom 🙂

  3. cozinha de tias? não me parece, é um prato que gosto muito, e eu não me considero uma tia… eh eh eh
    gosto mais da versão com batata cozida, tal como tu a fizeste.

  4. Belíssimo prato, delicioso, a minha mãe fazia muitas vezes essa receita, eu já sigo a versão do bechamel light.
    Beijo,
    Vânia

  5. e eu adoro bacalhau com natas! O da minha mãe é com batata frita aos cubinhos e é maravilhoso!!!

    Beijinhos,
    Maria Leonor!

  6. Também já fiz muitas vezes e gosto muito. Quando não tenho tempo para cozer as batatas uso o puré de batata congelado do Pingo Doce, é só misturar leite e é muito bom e rádido.

    Feliz Ano Novo
    Maria

  7. Bacalhau com natas é uma das minhas receitas favoritas… com puré nunca tinha ouvido falar… vou experimentar porque deve ser delicioso!

  8. Parece-me muito bem. Este mês vou ter festa de aniversário cá em casa. Vai ser um dos pratos que vou fazer! Obrigada!

  9. Excelente receita, foi o que fiz para a passagem do ano. só que eu junto ao refugado de bacalhau alho frances cortado fininho e cenoura ralada, fica uma delícia.

  10. Conhecia a receita mas com batata cozida aos cubos mas esta parece-me ser deliciosa. Parabéns Joana porque sigo-a na sua pagina do facebook e acho-a fantástica pois, torna cozinha diária muito versátil, simples, descontaída e alegre.
    Parabéns creio que nos dias de hoje e com tantas dificuldades na vida tanto a chamada crise, como a conciliação do trabalho com a família mais o facto de querer dar aos nossos em casa aquilo que é mais saudável a Joana traz "ar fresco".
    Beijo e bom fim de semana

  11. Conhecia a receita mas com batata cozida aos cubos mas esta parece-me ser deliciosa. Parabéns Joana porque sigo-a na sua pagina do facebook e acho-a fantástica pois, torna cozinha diária muito versátil, simples, descontaída e alegre.
    Parabéns creio que nos dias de hoje e com tantas dificuldades na vida tanto a chamada crise, como a conciliação do trabalho com a família mais o facto de querer dar aos nossos em casa aquilo que é mais saudável a Joana traz "ar fresco".
    Beijo e bom fim de semana

  12. Sempre faço essa receita há vários anos. Costumo cozinhar as batatas na água do bacalhau depois de ter retirado da panela. O sabor passa para as batatas que são cortadas em rodelas largas e ficam pré cozidas, não deixe cozinhar muito..
    Faço um molho branco ou bechamel , coloco o creme de leite ou creme de natas, como vcs dizem. Coloco as cebolas em rodelas no azeite, deixe fritar , coloco o bacalhau em lascas. A arrumação no recipiente é uma camada de molho bechamel, as batatas, o bacalhau com as cebolas e novamente começar com o creme até até terminar os ingredientes.Um fio de azeite por cima, não pode faltar. Levar ao forno num tabuleiro para gratinar. Aprendi esta receita e foi um sucesso. Sou brasileira, tenho cidadania portuguesa, filha e neta de portugueses. Sempre adorei bacalhau. Bom apetite.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *