Num domingo de chuva nada melhor do que ficar em casa. De acender a lareira, preparar um chá e na companhia do M. ficar a ver um filme, ou até dois, no sofá com a manta a tapar-nos até às orelhas. De sentir a chuva a cair e o vento a soprar e de podermos estar confortáveis em casa. Num domingo de chuva os jantares no sofá sabem ainda melhor. São o prolongamento de uma tarde de ócio bem merecida. E quando o jantar mete pizzas caseiras – com os ingredientes disponíveis pois não há vontade de sair, que as pantufas estão tão confortáveis nos meus pés – o domingo de chuva torna-se um dia perfeito. E assim foi o meu domingo…
Ingredientes:
Para a massa (dá para 2 pizzas):
300g de farinha
1 colher de chá de açúcar
sal q.b.
10g de levedura seca
100ml de água tépida
1 colher de sopa de azeite
Para o recheio:
molho de tomate caseiro (receita aqui)
1 pimento vermelho assado de conserva
4 fatias de presunto
10 azeitonas
100g de queijo mozarella ralado
1/2 cebola pequena
oregãos q.b.
Preparação:
Para a massa. Numa taça coloque a farinha com o açúcar, o sal, a levedura e o azeite. Aos poucos e poucos vá juntando a água tépida misturando bem até formar uma bola. Poderá não necessitar de juntar toda a água ou até um pouco mais. Vá mexendo e vendo quando a massa se separa das paredes da tigela e é possível amassá-la à mão. Retire então a massa e amasse-a na bancada da cozinha até esta estar uniforme e elástica. Coloque de novo na taça e tape com película aderente. Deixe repousar cerca de 1 hora até ter duplicado o volume.
Para preparar a pizza estenda a massa e coloque.a num tabuleiro próprio. Junte depois o molho de tomate e por cima deste coloque metade do queijo. Disponha agora o presunto em tirinhas e o pimento também em tiras. Corte a cebola bem fininha e coloque também na pizza, assim como as azeitonas. Coloque o restante queijo e polvilhe tudo com os oregãos. Leve a assar em forno quente (200ºC) até a massa estar cozinhada e o queijo derretido e dourado.
Sirva em fatias.
Bom Apetite!
14 respostas
Rica pizza sua cor é deliciosa, eu ja comia!
Beijinhos
Tenho saudade desse friozinho, de ficar junto à lareira, na companhia de …, por pouco tempo é muito agradável.
A pizza sempre fica perfeita nestes momentos, essas ficaram perfeitas.
Beijo,
Vânia
Hummmmmm adoro uma bela pizza caseira, não há nada melhor!
Beijinhos
Só com o relato já se fica confortável, por dentro e por fora
🙂
Esse é o meu programa favorito de domingo!
Ficar no sofá a ver filmes, e fazer um lanche ajantarado é do melhor cá por casa.
Essa pizza ficou magnífica.
Beijinhos
Algures no fim de semana (próximo) também uma pizza nos irá fazer companhia. É bom ter sempre há mão coisas simples e fáceis mas saborosas 🙂
Gosto tanto desses domingos de chuva no sofá! E com pizza para o jantar ainda melhor…
Onde se compra (levedura seca)? é o fermento normal? já li também ( fermento quimico)? Obrigada Parabéns pelo blog!Descobri através de uma amiga e fiquei fã!
Também ja comia uma pizza a frente da tv assitindo séries da AXN
Sabem tão bem os dias assim. E com uma pizza destas ficam ainda melhores. Está com um ar excelente! Beijinho
Que bom aspecto tem essa pizza! Os domingos assim, em familia, e no sossego é que nos dão forças para a semana que aí vem. Beijinho
Bem, cm ainda ñ jantei, esta pizza está c um ar super tentador! Levava já metade, aiai 🙂
Olá Teresa,
A levedura seca (ou fermento quimico) vende-se em qualquer hipermercado. Normalmente está ao pé do fermento em pó. É vendido em saquetas individuais dentreo de uma caixinha de cartão.Procure marcas como fermipan ou Vahiné.
Espero ter ajudado.
Joana
Uma pizza caseira é tudo quanto basta para um fds feliz!
Beijo
Babette