Tarte de Pêra e Chocolate

A amizade e o amor andam lado a lado, e um não existe sem o outro. Tal como o amor, a amizade tem de ser reciproca. Na amizade não se dá nada esperando algo em troca, mas quando esta é verdadeira recebe-se em troca. Damos o melhor de nós aos nossos amigos, oferecemos o nosso ombro, a nossa vida, a nossa casa. Damos porque amamos, damos porque sim. Mas, tal como no amor, se oferecemos o melhor de nós uma e outra vez e não somos correspondidos, o sentimento acaba por esmorecer. Tanto o amor como a amizade têm de ser cultivados e alimentados. Um dia dou eu o meu ombro amigo, outro dia dás tu. Hoje eu eu cedo, amanhã cedes tu. Aproximamo-nos pelas semelhanças e pelas diferenças. Amamos porque os silêncios são por vezes tão fortes como as palavras e não precisamos de falar para saber o que o outro pensa, sente ou vive. Escolhemos de quem somos amigos e escolhemos quem amamos, e queremos sempre ser correspondidos, amados de volta e ser imprescindíveis na vida de alguém. Queremos ser o mundo de alguém. No amor e na amizade não pode haver mentira, nem falsidade, nem traição. Deve ser honesto, puro e verdadeiro, mesmo que às vezes a verdade faça doer ou nos possa magoar. Nunca sofri de amor, mas já sofri com amizades perdidas, emaranhadas em mal entendidos, interesseiras e pouco correspondidas. Porque dei o melhor de mim e não fui correspondida. Se a amizade ou o amor forem verdadeiros será muito mais fácil de ultrapassar contrariedades, barreiras e preconceitos. No amor e na amizade que andam lado a lado. Tal como a pêra e o chocolate nesta tarte, para um final perfeito numa refeição de namorados, ao lado do M. o meu amor, o meu melhor amigo e o meu eterno namorado.

Ingredientes:

(chávena usada com 240ml de capacidade)

(adaptado de “Martha Stewart´s Pies & Tarts” pág.177)

100g de manteiga

1 chávena de  miolo de noz (ou amêndoa no original)

3/4 de chávena de açúcar

3 ovos

1/3 de chávena de cacau em pó

1 colher de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal

3 pêras (usei pêra rocha)

2 colheres de sopa de geleia

Preparação:

No robot de cozinha misture as nozes com o açúcar e pique até ficar uma mistura fina.Junte depois os ovos, a manteiga em pedaços, o cacau em pó, a baunilha o sal e misture tudo no robot até ficar bem misturado.

Coloque esta mistura numa forma de mola previamente untada com manteiga.

Entretanto descasque as pêras e corte-as em fatias não muito finas. Coloque as pêras ligeiramente sobrepostas sobre a massa de chocolate fazendo um pequeno circulo.

Leve a tarte ao forno previamente aquecido a 180ºC  cerca de 45 minutos ou até a tarte estar cozida. Retire do forno e deixe arrefecer.

Para terminar pincele as pêras com um pouco de geleia aquecida para dar brilho.

Sirva simples ou com uma bola de gelado de baunilha.

Bom Apetite!

15 respostas

  1. Feliz dia de S. Valentim.
    Lindo texto, simples e profundo como a amizade e amor são, a grande lição que a vida nos fornece é que devemos cultivar o amor.
    Bela tarte, deve ser deveras saborosa.
    Beijo,
    Vânia

  2. Happy Valentines Day…

    Sem dúvida que é uma tarde que faz crescer água na boca. Até a podia fazer hoje para o meu principe mas hoje é ele a fazer-me o jantar 🙂

    Recebi de presente o teu livro no meu aniversário, está óptimo, tal como eu esperava.

    Obrigada pelas optimas receitas que tens publicado.

    Um beijinho e se quiseres passa pelos meus blogs

    asreceitasdamel.blogspot.com
    atiroidedamel.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *