Gratinado de Camarão com Espinafres

Já todos nos sentimos decepcionados. Começamos com animo, cheios de boa vontade, damos o nosso melhor e, não poucas vezes, apanhamos um balde de água fria. Não nos sentimos compensados pelo nosso esforço e pela nossa dedicação. Questionamos o sentido das coisas, o nosso trabalho e a nossa forma de encarar a vida. E custa-nos sempre ultrapassar esse momento. Sentir que não vale a pena, que temos azar, que “só a nós” nos acontecem coisas assim, que todos os outros têm mais sorte…  Mas não há nada a fazer senão recomeçar, repetir, e dar a volta “por cima”. Enxugar lágrimas, colocar um sorriso e voltar ao ponto de partida.

Gosto de pensar que o universo (Deus, se preferirem) tem maneiras estranhas de compensar as coisas boas com as coisas más, como se ninguém pudesse ter todo o azar ou toda a sorte do mundo. Não sei se será assim, mas todos nós temos de arranjar maneira de dar a volta aos maus momentos (e estas palavras são a minha forma de inspirar a M.!)

E para não haver decepções culinárias, aqui fica uma receita à prova de erros e muito saborosa!

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de miolo de camarão

300g de espinafres congelados

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa mal cheias de farinha

300ml de leite morno

sal e pimenta q.b.

noz moscada q.b.

azeite q.b.

2 dentes de alho.

Preparação:

Leve ao lume uma panela com água temperada de sal e assim que estiver a ferver coloque os espinafres e deixe cozer.

Entretanto prepare o molho bechamel: num tachinho leve a derreter a margarina, junte a farinha e deixe cozer um pouco. Aos poucos e poucos vá juntando o leite morno sem parar de mexer, e até a mistura engrossar e ficar homogénea! Tempere de sal, pimenta e noz moscada.

Assim que os espinafres estiverem cozidos escorra-os bem, espremendo-os. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e salteie os espinafres durante alguns minutos. Retire e coloque no fundo de um prato de servir.

Na mesma frigideira coloque mais um pouco de azeite e o alho picado. Salteie depois o miolo de camarão até ficar rosado e coloque-os sobre os espinafres.

Cubra tudo com o molho bechámel e leve ao forno quente (180ºC) a gratinar!

Sirva com arroz ou puré.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Gostei muito desta receita mas sobretudo das tuas palavras de conforto à M. (seja ela quem for… tem uma grande amiga!)

    Boa Páscoa!

    😉

  2. Joana,
    Adorei o post, existe uma frase que me norteia, "nunca comece a parar e nunca deixe de começar"…, assim não existem decepções que nos parem.
    Adoro gratinado, de camarão melhor ainda, delicioso e lindo prato.
    Beijo,
    Vânia

  3. Bem!
    Das receitas que partilha, eu já nem comento…ou melhor, comento.
    São FABULÁSTICAS!!!
    Sigo o seu blog e adoro. Hoje recebi também o novo livro. Parabéns e muito sucesso, é o que desejo.
    Mas o que eu queria acrescentar: além das receitas e ideias maravilhosas, tem sempre uma frase, uma conversa para partilhar, que, por veses assenta-nos (a mim) que nem uma luva.
    Hoje, estas suas palavras antes da partilha da receita, são o exacto caso disso mesmo.
    Obrigado. Obrigado por fazer dos meus (e muitas outras pessoas) sentimentos as suas palvras tambem…ou o contrario
    Uma Páscoa Feliz

  4. Estava mesmo a precisar de ouvir estas palavras… estou num desses dias 🙁
    Já há muito tempo que sigo o teu blog diariamente… decidi sair do anonimato e vir dar-te os parabéns, não só pelas receitas e pelo blog, mas também pelas palavras e sentimento que vais deixando em cada post… Gosto bastante e continua assim… fiel a ti mesma (sim, porque embora não te conheça, dá para perceber que estas palavras e receitas te saem da alma) 🙂

  5. eu te digo o tempo é o senhor da razão, td se resolve e tudo se encaixa.vai dar tud certo.acredie!
    a receita é muito pratica mesmo,adorei.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  6. Já passei por muitas alturas dessas. Parece um bocado fútil, mas a última que me aconteceu foi o semestre passado não ter conseguido entrar em Erasmus que era um dos meus grandes objectivos na universidade, enquanto que a maior parte dos meus amigos conseguiu. Pensei que não ía ter mais nenhuma oportunidade, fiquei super deprimida, mas este semestre pude voltar a candidatar-me e não só entrei como consegui a minha primeira opção! 🙂
    Obrigada por partilhares esse pensamento e uma receita com muito bom aspecto também!

    Boa Páscoa!

  7. E se eu te disser que me fiz logo seguidora deste teu blog no final da primeira receita? E se acrescentar que estou siderada com tamanha perfeição? E se jurar a pés juntos que a tua escrita é tão interessante quanto os teus cozinhados? E se admitir que estou absolutamente rendida? e se te convidar para visitares a minha humilde "casa"? Vais?!

    beijinhos e votos de muitos sucessos. Eu volto – quer queiras, quer não!!!

    http://cottoncandy-peaches.blogspot.com

  8. Acontece a todos… Mas o segredo está em tentar olhar o lado bom da vida. Sempre. E avançar… nem que seja em busca detse gratinado 😉
    Babette

    1. Ana Magnolia,

      O miolo de camarão não necessita de estar cozido, pois é isso mesmo que vai fazer ao saltear na frigideira juntamente com o alho.
      Espero ter ajudado.
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *