Há tradições que variam de família para família. Tradições que já ninguém liga e que quase ninguém segue. Mas cá em casa há algumas tradições que se vão mantendo. Sexta-feira Santa é sempre dia de peixe e de se preparar uma refeição com ingredientes simples e em conta.
Nesta sexta-feira Santa, houve companhia para o almoço, mas nem por isso a ementa mudou muito. Atum, massa, tomate, cenoura, espinafres, farinha e leite. Com coisas tão simples preparei um almoço singelo e nem por isso menos saboroso. E mais uma vez mantivemos a nossa tradição e os nossos valores.
Simplicidade e ingredientes baratos, que existem em qualquer despensa, fazem também refeições deliciosas e a repetir.
Ingredientes para 4 pessoas:
350g de massa farfale
3 latas de atum
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura grande
1 lata pequena de tomate pelado
250g de espinafres congelados
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de oregãos
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque a cebola, a cenoura e os dentes de alho e pique-os na picadora ou no robot de cozinha. Coloque depois num tachinho com um pouco de azeite e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o tomate pelado partido em pequenos pedaços assim como a calda que se encontra na lata. Tempere com os oregãos, o sal e a pimenta e deixe refogar em lume brando cerca de 15 minutos ou até o molho estar apurado.
Entretanto leve uma panela ao lume com água temperada de sal e, assim que a água estiver a ferver acrescente a massa e deixe cozinhar até estar al dente. Á parte coza também os espinafres e escorra-os bem, apertando-os para libertarem o excesso de água.
Escorra bem o atum e misture-o ao molho de tomate. Acrescente depois a massa e os espinafres cozidos e envolva bem.
Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e cubra com o molho bechámel.
Leve depois ao forno apenas para gratinar.
Bom Apetite!
10 respostas
Olá Joana,
No Brasil a tradição manda que se passe a semana inteira incluindo o domingo de Páscoa a comer peixe, esta massa gratinada com atum é deliciosa em qualquer altura do ano, sendo que ficou linda.
Boa semana, beijo,
Vânia
Parece deliciosa!
Ola, sou uma seguidora do teu blog a muito tempo, já gostava de vir a net e ler as tuas aventuras na cozinha mas desde ontem com o teu novo livro consigo ver as tuas aventuras sem ter que estar online, é fantastico! continua!
Óptimo aspecto! Receita a experimentar. Parabéns pelo fantástico trabalho!
Adorei a massa!
Já comprei o novo livro e tal como o outro amei!!! Adoro os teus livros acima de tod porque são simples as tuas receitas. Não são como muitos outros que tenho nas prateleiras que nunca cheguei a fazer nenhuma receita,pois os ingredientes e as receitas não são acessiveis!!!
Já agora tira-me uma dúvida,nem todas as receitas tem foto,certo?
Beijinhos grandes.
Olá Cinha,
Obrigada oelas simpáticas palavras. Quanto às fotos, só cerca de 15 receitas é que não têm a fotografia. Por uma questão de espaço…
Um beijinho,
Joana
Superrr original essa sua massa! Eu adorei!!
Sou nova na blogsfera culinaria!
Vou te seguir ok?
Se quiser me seguir tb fique a vontade, meu blog eh camilagt.blogspot.com Luz, Camera…Fogao!)
bjos
Bom dia,
Ontem fiz esta massa e ficou delicioso! Parabéns pela sugestão.
Sofia
Olá Bom dia,
Adoro massa e como tal não podia deixar passar esta!
E ontem fiz e ADOREI!
Melhor… ADORÁMOS todos!
Obrigada
Marina
Costumo vir aqui muitas vezes (antes era em privado)espreitar as receitas e já experimentei algumas (bastantes até)e sempre com sucesso, pois são sempre excelentes. Tenho muitos livros e revistas de receitas, mas para fazer uma receita, tenho que ter uma espécie de "chamamento", tem que me "cativar" como dizia "O principezinho" :)e as tuas cativam-me sempre.
Amanhã vou a coimbra ter com os meus filhos e é esta massa que vou fazer para o almoço deles ( pelo menos não comem na cantina no dia em que lá vou)
Continua com estas receitas maravilhosas, obrigada
bjns
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/