Curd de Lima

Eu bem dizia que havia de fazer o curd de lima… Não é meu feitio deixar estragar nada e as pobres das limas já estavam a ficar tão amareladas e feiotas, que só podiam acabar num curd que pode sempre ser utilizado noutras ocasiões.

A receita não tem nada que saber. Segue as mesmas “regras” dos outros curds (ou coalhadas usando a expressão portuguesa!): manteiga, açúcar, ovos, sumo e raspa de citrinos. Mas aqui fica a sugestão para quando sobram (muitas) limas. Afinal nem todas foram parar às caipirinhas….

Ingredientes para 3 frascos de 200ml:

8 limas

300g de açúcar

4 ovos

100g de manteiga sem sal

Preparação:

Lave bem as limas. Rale-lhes  a casca e aproveite o sumo.

Num tachinho coloque então a raspa da casca das limas bem como o sumo, a manteiga cortada em pedacinhos e o açúcar. Leve ao lume até o açúcar e a manteiga derreterem e sem deixar ferver. Retire do lume.

Entretanto bata os ovos e junte-os em fio e sem parar de mexer à mistura anterior. Leve novamente ao lume e, mexendo sempre, deixe a mistura engrossar até cobrir as costas da colher.

Coloque agora o curd em frascos previamente lavados e esterilizados e feche-os bem. Deixe arrefecer e guarde o curd de lima no frigorífico onde aguentará durante várias semanas.

Utilize depois para recheios de bolos e crepes, para fazer mousses e tartes, com iogurte ou como complemento de outras sobremesas.

Bom Apetite!

12 respostas

  1. Olá Joana,
    Que conseguíssemos acabar com o desperdício e outras perdas de alimentos, minimizaríamos muito a fome no mundo…
    Ficou com uma linda cor o curd de lima, a receita é simples e prática.
    Beijo,
    Vânia

    1. Alda,

      Tal como descrito na receita, uso o curd para rechear bolos, servir com iogurte, com crepes ou gelados e para fazer mousses triffles ou como recheio de tartes.

      Espero ter ajudado,
      Joana

  2. Costumo fazer, mas de limão. É raro comprar limas 🙂
    Costumas congelar ou consumir na hora? eu não sei se resulta como as compotas se congelar, por norma faço sempre pouca quantidade só para iogurtes, doces e pouco mais.

    beijinhos

    1. Erva Doce e Canela,

      Nunca congelei compotas – aliás não percebo o porque de se congelarem compotas – e também nunca congelei os curd, que creio não ficarem bem depois de descongelados, devem coalhar um pouco.
      Normalmente guardo-os apenas no frigorífico.

      Joana

    2. Congelar compotas!? Uma compota tem o propósito de conservar a fruta através do açúcar. Se forem guardadas em frascos a vácuo duram de um ano para o outro, desde que gauradas em espaço seco…
      Beijocas
      Marlene

  3. Gostei da sugestão 🙂 tendo eu dois limoeiros carregadinhos lá no quintal, vou querer experimentar esta receita na versão limão! Beijinhos

  4. Mesmo a calhar esta receita! Sobraram imensas limas de uma noitada de capirinhas por aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *