Frango com Molho Rápido de Manjericão

A cozinha de todos os dias quer-se rápida. E de preferência saudável, nutritiva e que agrade a toda a família. Muitas vezes outras preparações levam a melhor. Porque é tarde, porque estamos cansados ou simplesmente porque nem sabemos o que fazer para o jantar.  É por isso que sou apologista das ementas semanais, das listas de compras e de termos sempre alguns “truques” na manga, ou melhor na despensa. Cá em casa há coisas que nunca faltam: tomate pelado, grão ou feijão pronto a usar, atum, massas diversas, arroz, especiarias, e alguns  molhos que servem, não para acompanhar, mas para rapidamente transformarem os alimentos em algo diferente. É o caso da mostarda de Dijon e do molho pesto (um molho à base de manjericão, queijo parmesão, azeite e pinhões). E foi o pesto que tornou este simples e banal frango grelhado numa refeição diferente e muito perfumada, perfeita para a primavera e os dias de calor.

Apesar de preferir preparar o meu próprio molho pesto, um frasco de molho de compra sempre à disposição na despensa ou n o frigorífico é uma solução simples e rápida para a cozinha de todos os dias. Quer seja para barrar em pizzas, para juntar a uma simples massa cozida ou para fazer um molho para temperar frango grelhado.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 perninhas de frango + 2 coxas

sal e pimenta q.b.

100ml de vinho branco

1 limão

2 dentes de alho

1 colher de sopa de molho pesto (usei de compra mas também podem usar caseiro)

30ml de azeite

Preparação:

Tempere o frango com sal, pimenta, os dentes de alho em pedaços, sumo de meio limão e o vinho branco. Deixe marinar no mínimo 15 minutos, mas se tiver mais tempo 1 ou 2 horas.

Numa chapa de grelhar no fogão (ou nas brasas, se preferir e o tempo permitir) grelhe o frango até que este fique bem cozinhado.(E não se distraia ao telefone para que não fique um pouco queimado como o meu!)

Para preparar o molho de manjericão simplesmente misture o molho pesto com o azeite e 1 colher de sopa de sumo de limão. Misture bem e verta sobre o frango antes de servir.

Acompanhe com uma salada verde e arroz branco.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Aqui em casa somos a favor da carne de frango e um dos preferidos é o grelhado, tanto o tempero de frango quanto o molho pesto são deliciosos, certamente é uma refeição saudável e muito saborosa.
    Beijo,
    Vânia

  2. Por aqui as carnes de aves são as preferidas e tens toda a razão, isto durante a semana é tão apertado de tempo, que por vezes o factor chegar a casa extremamente cansada, não apetece cozinhar e ter sempre algumas coisas na despensa e planear antecipadamente as refeições, poupa-se imenso tempo!

    Esse franguinho com o molho é uma óptima sugestão. E o frango (ainda) é barato e tão versátil.

    Bjcs

    1. Cristina,

      O meu trem de cozinha é da Silampos (made in Portugal!) e compra-se em qualquer loja de qualidade de artigos domésticos e para o lar.

      Espero ter ajudado,
      Beijinhos
      Joana

  3. nossa.. o molho deve ter ficado divino..
    aqui em casa sempre faço frango.adoro receitas novas
    beijo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  4. 🙂 Atenção Vânia, que o "saudável" desse molho engana um pouco! 🙂 é verdade Joana, o pesto de compra é algo sempre bom para ter em casa, para mim pelo menos era, até descobrir os encantos do caseiro. 🙂 esta é uma ótima ideia para acabar com os frasquinhos restantes 🙂

  5. Só é pena que o frango esteja queimado……o que faz muito mal à saúde. Esse preto é altamente cancerigeno. Desculpe mas é a minha opinião.

  6. Não me canso de receitas novas com frango, uma vez que em casa não usamos carnes vermelhas. Obrigada, Joana! 🙂

  7. olá Joana

    eu visito o teu blog praticamente todos os dias, adoro as tuas receitas e a inspiração que me dás, para eu chegar a casa e juntar-me ao fogão, também adoro cozinhar,adoro experimentar coisas novas. também tenho um blog de culinária, mas não tem comparação com o teu é muito humilde :(.
    de qualquer forma, parabéns pelo blog e pelos dois livros o que eu queria saber é onde posso comprar os dois livros, sabes se estão à venda em S. Miguel – Açores?

    Lucinda Cabral
    mlsscabral@hotmail.com

    1. Olá Lucinda,

      Muito obrigada pelas suas palavras.
      De qualquer maneira, quanto aos livros, a partida, vendem-se em qualquer livraria, pelo que os deve encontrar também em S. Miguel – Açores. (Eu acho que existe aí pelo menos uma livraria Bertrand e essa deve ter de certeza, ou pelos menos conseguir arranjar os livros. Outra possibilidade é encomendar online através da FNAC ou da Wook)

      Espero ter ajudado,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *