O facto de congelar o excesso de todos os legumes que chegam cá a casa tem destas coisas. Mesmo depois das compotas, queques, tartes e sopas há uma gaveta do congelador cheia de abóbora em cubinhos para as sopas. Mais concretamente 8 sacos. Ou melhor eram 8 sacos.
No fim de semana a tarefa foi desimpedir a arca de tanta abóbora. Deixei ficar apenas 3 sacos e quanto aos restantes deixei-os a descongelar. Com uma parte fiz uma compota de abóbora congelada (receita aqui), e fiquei com mais uns frasquinhos para oferecer.
Com a restante lembrei-me de inventar um pouco e preparei algo de diferente, um creme doce de abóbora assim entre um curd e uma compota. O resultado foi surpreendentemente saboroso e, pessoalmente acho que fica delicioso servido assim mesmo, simplesmente polvilhado com canela. No entanto acho que pode ser usado como os restantes curds: como recheio e cobertura de bolos, tarteletes, crepes e waffles. Experimentem!
Ingredientes para 3 frascos de 220ml:
700g de abóbora cozida e reduzida a puré (pesada bem escorrida)
160g de manteiga
3 ovos
300g de açúcar
Preparação:
Num tacho colocar o puré de abóbora, a manteiga partida em cubinhos e o açúcar. Misturar bem e levar ao lume até levantar fervura e o açúcar e a manteiga estarem bem incorporados.
Entretanto bata os ovos inteiros e incorpore-os no preparado anterior sem parar de mexer. Leve novamente ao lume continuando a mexer até o creme engrossar. Se necessário bata a misturar com a varinha mágica ou o robot de cozinha para obter um creme fino.
Coloque depois o creme em frascos esterilizados e guarde-os no frigorífico até utilizar. (Devem durar 2 ou 3 meses no frigorífico).
Bom Apetite!
12 respostas
Também costumo ter abóbora congelada aos cubos maioritariamente para as sopas.
Esta tua sugestão parece-me muito bem, tem um aspecto cremoso e concerteza está bem saboroso.
Bjcs
Olhando unicamente a cor e aparência é vistosa e apetitosa, lendo os ingrediente é também deliciosa, ótima receita.
Beijo,
Vânia
tem muito bom aspecto 🙂
Faz lembrar papas de abóbora, do dia de Todos-os-Santos 🙂
Ficou com uma cor muito bonita!
Boa tarde!
Pode dizer-me em que é que utiliza este creme?Para rechear tortas ou tartes?
Obrigado,
Sandra
Sandra,
Para rechear tortas ou bolos, mas também fica muito bom como recheio de tartes ou tarteletes. Basta cozinhar a massa primeiro em vazio, e depois rechear com o creme, polvilhar com canela e está pronto a servir.
Joana
Mto bom =)
Uma dúvida: Do livro cozinhar, celebrar e partilhar, págin 56, cheesecake com requeijão e queijo fresco, com papaia. Qual o peso de casa requeijão e de cada queijo fresco ? Obrigada**
Olá Cary,
O requeijão deve ter cerca de 250g e o queijo fresco 180 a 200g.
Espero ter ajudado.
Joana
Esclarecida 🙂 Obrigada
Abóbora é a minha comida preferida, eu faco todas as receitas possíveis! rs
A minha preferida é purê de abóbora com carne seca…hmmmmmmmm
me deu até vontade! rs
Adoro abobora:)
já estou a imaginar uma torta recheada com este creme e uma chávena de chá a acompanhar!!
Vou fazer esta receita, parece uma delícia!
bjs