Bifes com Molho Cremoso de Cogumelos

Sabe bem fugir à regra de vez em quando. Como se diz por aí, é por isso que existem regras, para serem quebradas de vez em quando. Cá em casa não se cozinha habitualmente com natas. Há sempre um pacote perdido no frigorífico para qualquer coisa, mas é um ingrediente pouco utilizado… Por isso desta vez decici ir para a cozinha e preparar algo que normalmente não cozinho: uns  bifes com molho de natas e cogumelos que fizeram o M. perguntar se estávamos a celebrar alguma coisa…  – a vida – respondi-lhe eu.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes de novilho (com cerca de 1 dedo de altura)

3 dentes de alho

150g de cogumelos frescos

1 haste de tomilho fresco

200ml de natas (usei natas ligeiras com 10% matéria gorda, mas podem usar normais)

sal q.b.

azeite q.b.

pimenta q.b.

Preparação:

Lave os cogumelos e corte-os em fatias não muito finas. Leve uma frigideira ao lume com 1 colher de sopa de azeite e junte os dentes de alho previamente esmagados até ficarem numa pasta. Acrescente os cogumelos e deixe saltear. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe os cogumelos cozinharem e a água da sua cozedura evaporar. Acrescente depois as natas e as folhinhas de tomilho picadas. Rectifique os temperos, deixe levantar fervura e desligue. Reserve.

Entretanto tempere a carne com um pouco de sal e pimenta e grelhe-a na chapa bem quente durante 2 minutos de cada lado (Não cozinhe a carne em demasia para não ficar seca). Depois de cozinhada transfira a carne para a frigideira com o molho de cogumelos envolvendo bem no molho.

Sirva de imediato, com umas batatinhas nova cozidas e salteadas depois em azeite e alho, e uma salada de alface.

Bom Apetite!

12 respostas

  1. É importante lembrar de celebrar a vida, também lembrar de viver intensamente.
    Nunca utilizo natas, troco sempre por creme de leite light ou creme de soja, mas esses bifes devem ter ficados dignos de comemorar a vida.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

  2. Cá por casa as natas também são sinónimo de comemoração! E este bife, acompanhado da excelente sugestão das batatinhas salteadas, ficou uma maravilha!
    Beijinho

  3. Bom dia,

    Embora sem ter o hábito de comentar regularmente, hoje não posso deixar de o fazer!

    Por 3 razões:

    A Joana como sempre é uma inspiração em todos os sentidos!

    Como é fácil nos esquecermos de que a Vida tem de facto que ser celebrada!

    Com um prato aparentemente banal, fez uma refeição digna de estrelas "Michelin"!

    E este prato a mim fala-me ao coração!

    Simplesmente porque foi a primeira refeição que preparei depois de casada: em minha casa, com os meus tachos, para o meu marido!

    Evidentemente que este está muito melhorado e a sugestão das batatinhas é óptima!

    Um grande beijinho e votos de uma excelente semana!

    SM

  4. Minha filha introduziu-me a Joana, as receitas da Joana e o Livros, e eu agora não posso passar sem a Joana…porque as suas receitas são exequíveis, têm sido um sucesso e uma grande ajuda porque gosto muito de cozinhar mas não tenho grande imaginação e as suas dicas são bastante boas. Obrigada Joana.

  5. Joana, umas natitas de vez em quando, e ainda por cima dessas que usou, não fazem mal a ninguém… Ainda no sábado comprei dois pacotinhos desses para ter à mão para qualquer coisinha… como uns bifinhos assim, mesmo que um bocadinho mais pobres… E viva a VIDA, pois claro! Há quem não goste de celebrar aniversários por ficar um ano mais velho… Quando me falam nisso de "um ano mais velho" eu respondo que o que celebramos não é o facto de ficarmos mais velhos, mas sim o facto de estarmos vivos!!

  6. eu adoro fazer molho com natas seija la ele como for pois fica mt bem eu faço um mt bom com mel limao e mostrada é mt bom adorei o teu pratinho bjs boa semana

  7. olá joana,
    cá em casa aconteçe o mesmo com as natas…tenho sempre 1 pacotinho na despensa, pk ás vezes é msm preciso comemorar a vida=)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *