Compota de Ameixa e Maçã

Dos pêssegos dos avós, que aparecem sempre por alturas do S. João, já cá não há nenhuns. Foram consumidos ao natural, em gelados, sumos e batidos e outros estão conservados sobre a forma de compota, para além de haver saquinhos de pêssego no congelador para ir utilizando. Agora é altura dos avós me trazerem  ameixas maduras e doces. Mas não estão sozinhas. Do jardim dos sogros chegam também outros pêssegos e, apesar de parecer um pouco fora de época, muitas maçãs pequenas e vermelhas. Com o calor, toda esta fruta emana um perfume delicioso de cada vez que se entra na cozinha. E portanto a minha cozinha cheira deliciosamente a fruta doce e sumarenta.

Como não conseguimos consumir toda esta fruta que nos vai chegando cá a casa, lá se vão preparando as compotas que tantas vezes acabam nos cabazes de natal ou que se vão oferecendo a amigos e familiares para abrilhantar as torradas do pequeno almoço.

Não sei se já começaram a fazer as vossas compotas, mas é agora, nesta altura de maior abundância e máximo sabor, a melhor altura para começar. Não custa nada.

Ingredientes para 4 frascos médios:

600g de maçã sem caroço, descascada e partida em pedaços

600g de ameixas vermelhas descascadas, sem caroço e partida em pedaços

900g de açúcar

1 limão

Preparação:

Num tacho suficientemente largo onde tudo caiba coloque as frutas já preparadas e os seus sucos, o açúcar e a raspa de 1 limão. Envolva tudo bem e leve a lume brando até o açúcar estar bem derretido.

Aumente depois a temperatura do lume e deixe levantar fervura. Reduza novamente e deixe ferver até a compota estar pronta, isto é atingir o ponto de estrada – para isso deverá colocar um pouco e compota num prato e deixar arrefecer um pouco, passando depois a ponta do dedo. Se abrir uma estrada o doce está no ponto.

Com a varinha mágica triture depois a compota (mais ou menos consoante goste de sentir mais ou menos a fruta). Coloque-a depois a compota em frascos esterilizados, feche-os e coloque-os de cabeça para baixo para ganharem um vácuo natural.

Guarde-os depois num sitio fresco e escuro até consumir. Aguentam no mínimo um ano até abrir.

Bom Apetite!

28 respostas

  1. Olá,
    É uma deliciosa forma de consumir posteriormente a fruta a cor da compota ficou linda adivinhando-se deliciosa.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

  2. este fim de semana trouxe umas ameixas de casa da minha mãe. Boa sugestão, já sei o que vou fazer com parte delas

    beijocas

  3. Há tempos fiz compota de morangos congelados com maçã e gostei muito do resultado… Esta também deve ficar ótima!
    Também já fiz várias compotas, para oferecer e também para ir consumindo, entre as quais se encontram duas receitas de compota de ameixa. Ora bem, eu não tiro a casca às ameixas… suponho que é isso que confere um sabor ligeiramente ácido à compota do qual eu tanto gosto.
    Joana, tira sempre a casca às ameixas quando as usa em compotas?

    1. Olá Cristina,

      Sim, tiro sempre a casca das ameixas que eu não sou capaz de comer e não gosto de encontrar nas compotas. Mas mesmo assim as compotas ficam com a acidez normal da compota de ameixa que eu tanto gosto.
      Espero ter ajudado,
      Joana

  4. Na semana passada fiz de ameixa vermelha 🙂 No ano passado acho q fiz esta tua receita, de maçã e ameixa e ficou mt boa 🙂 Bjinhos!

    1. Olá Anjo de mel,

      Foi a primeira vez que experimentei esta combinação de ameixa e maçã, depois de ter feito com maçã e tomate que adorei. É realmente muito boa, mas eu nunca tinha publicado esta receita, até porque não faz sentido duplicar publicação de receitas.

      Um beijinho,
      Joana

    2. Olá Joana. Então ñ foi daqui q copiei 🙂 Mas a maioria das receitas de compotas q tenho são aqui do teu cantinho. Estive a ler melhor, e realmente ñ é exactamente igual a esta q publicaste aqui, mas tb é com maçã e ameixa, só q leva especiarias tb. Bjinhos.

    3. Desculpem a intromissão… Eu descobri este blogue fantástico há relativamente pouco tempo e, de vez em quando, selecciono um dos temas para "explorar". Um dos que vi com mais pormenor foi o das compotas (gosto taaaaanto!!!!!!!!). Há realmente aqui outra compota de maçã e ameixa, mas com cravinho. Além disso, o tipo de ameixa usada é completamente diferente (foi publicada em 3 de Setembro de 2010).

    4. Olá Cristina,

      Realmente já nem me lembrava dessa receita. E ainda por cima disse à Anjo de Mel que a receita não era minha… Realmente foi feita com uma ameixas diferentes – há quem lhe chame abrunhos – e tem um sabor e cor completamente diferente, também por causa das especiarias. No meio de tanta receita já não me consigo lembrar de tudo.
      Obrigada Cristina pela informação e desculpe Anjo de Mel pela observação (era só porque não queria ficar com os créditos de outra pessoa!) E sim, não gosto de duplicações de receitas apesar de aqui não ser bem o caso. Nem me lembrava que também tinha juntado maçã nessa compota (apesar de ser um racio diferente!)

      Joana

    5. Abrunhos! Exatamente, Joana! Havia um abrunheiro numa das nossas hortas, quando eu era criança. Que pena que já não há… Mas, em contrapartida, há outras árvores de fruto e em maior quantidade. Só é pena estarem a 100 km de mim…

    6. olá Joana desde já adorei conhecer este seu espaço e gostaria de saber se me pode esclarecer mais acerca da conservação das compotas depois de prontas da esterilização se vão ao frigorifico ou nao???? Sao algumas duvidas, e desde já agradeço a atenção. Susana

  5. Ola,

    e sera possivel fazer compotas sem açucar? Tambem tenho imensas ameixas nesta altura e ficaria deliciada com uma receita sem açucar..

    Beijinhos e adoro as receitas!!
    Ana

    1. Olá Ana,

      Poderá fazer compota sem açúcar, usando frutose (que se vende em lojas de produtos naturais como o celeiro e em alguns supermercados) em substituição do açúcar.

      Espero ter ajudado,
      Joana

  6. Quando vi a receita, lembrei-me de aproveitar umas maçãs que ninguém comeu e umas ameixas que me deram e pus mãos à obra.
    Ficou deliciosa, muito obrigada pela receita.
    DNO

  7. Antes de mais, parabéns pelo seu blog que é a primeira vez que comento. Uma pergunta de estreante nestas lides, coloca-se nos frascos ainda quente ou deixa-se arrefecer?

    Obrigada

    1. Olá!

      O doce deverá colocar-se nos frascos (que tem de estar bem esterilizados assim como as tampas!) ainda quente e fechado de imediato, voltando os frascos de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos. Assim criam um vácuo natural que fará com que o doce se conserve por mais tempo em optimas comdições.

      Espero ter ajudado,
      Joana

  8. Boa ideia.
    Este ano trouxe muita fruta do Alentejo e vou pôr mãos à obra, a juntar à já tradicional compota de amoras silvestres, abóbora, melão com ananás, entre muitas outras.
    Parabéns pelo blog, pois tiro daqui muitas ideias.

  9. ola!!! Gostava de saber se tinha receitas de compota de melão com ananás e se podia publicar, desde já o meu muito obrigado.Tb gosto muito de fazer compotas e faço bastante tb gosto de oferecer aos meus amigos que se delicíam…
    Parabens pelo blog…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *