O “Sábado a 6” deste mês foi da nossa responsabilidade e, ao contrário de outras vezes não foi necessário dar muitas voltas à cabeça para decidir o que seria o nosso jantar. Desta foi optei por um tema que eu sei ser do agrado de todos, e o nosso jantar foi um verdadeiro festim indiano. Para começar houve chamuças, balchão, bojés de cebola, baji, dalh e pão naan que me estreei a fazer pela primeira vez. E acho mesmo que para primeira vez, não correu nada mal.
Ingredientes para 8 pães:
(adaptado de “India Cookbook” – Pushpesh Pant, pág. 591)
1 ovo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio
4 colheres de sopa de leite
500g de farinha
sal q.b.
4 colheres de sopa de óleo
alho picado q.b.
Preparação:
Numa taça misture o ovo com o fermento, o açúcar, o bicarbonato de sódio e o leite. Noutra taça misture a farinha e o sal. Abra depois um buraco ao meio e junte a misture de ovo e leite começando a amassar e misturar lentamente. Vá depois acrescentando água, aos poucos e poucos até conseguir uma massa que não se agarre às mãos e que seja possível de amassar. Amasse até formar uma bola e deixe repousar 5 minutos tapada com um pano.
Ao fim desse tempo acrescente o óleo à massa e continue a amassar até o óleo estar incorporado e a massa bem maleável. Cubra com um pano e deixe levedar durante cerca de 2 horas.
Ao fim desse tempo divida a massa em 8 bolas. Com o rolo da massa estenda a massa (não muito fina) formando uma forma oval. Salpique com o alho picado e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha.
Leve a assar em forno previamente bem aquecido a 200ºC cerca de 10 minutos (voltando os pães naan a meio da cozedura para alourarem de ambos os lados). Sirva ainda quentes como acompanhamento.
Bom Apetite!
14 respostas
E com côco a receita será muito diferente? Adoro este pão com côco mas nunca consegui encontrar a receita em português. Obrigada.
Adoro pão Naan e toda a comida indiana. Esta vai ficar reservada para o o próximo almoço de familia 🙂
Tem um aspecto delicioso…vou experimentar
Beijinhos
Elisabete Cruz
http://tralhasepanelas.blogspot.pt/
Hmm nunca provei mas tem óptimo aspecto!
Não ficou nada mal não senhora 😀
Uma óptima semana! 😀
Adoro todo o tipo de pão indiano, aliás, adoro todo o tipo de pão "chato" (flatbread). Já fiz uma vez o chapati e até que nem ficou mal! Curiosamente, para o jantar de hoje estão planeadas umas almôndegas com leite de coco…acho que vai sair um pãozinho destes 😀
está com muito bom aspeto 🙂
Adoro este pão, é tão delicioso!
E não se pode fazer sem o açúcar e sem o bicarbonato de sódio? Pode por favor esclarecer-me qual a função destes dois ingredientes nas receitas? São muito comuns mas eu não sei qual a função
Olá!
Tanto o açúcar como o bicarbonato de sódio tem a função de ajudar a levedar (servem como alimento ao fermento) e são por isso importantes em todo o preocesso e não deverá fazer a receita sem eles.
Espero ter ajudado,
Joana
Meu Deus! Lembrei-me dos tempos de criança em Goa, correndo solta pelas ruas de Pangim, brincando no parque junto ao rio Mandovi! Numca fui boa cozinheira e não guardei todas as receitas da minha mãe, mas lembro-me bem do sabor deste pão… Apesar de incompetente na cozinha, vou tentar.
Sempre quis aprender a fazer este pão, é muito bom e este deve de estar 5 estrelas 🙂
Tenho de experimentar todas essas receitas indianas! Gosto imenso de comida indiana 🙂
Beijinhos!
O teu Naam está lindo. Bem apetitoso.Adoro os pães indianos, caem super bem com os ingredientes de uma refeição em que se tem pratos com molhos.Bom para se enxugar os molhos.