Houve uma altura em que queria ser nutricionista. Já nessa altura gostava, para além de cozinhar, de tudo o que tivesse a ver com alimentação. E, apesar de nem sempre poder passar essa ideia, gosto de fazer uma alimentação equilibrada, e tenho algum cuidado com o tipo de alimentação que fazemos cá em casa, bem como com os alimentos que consumimos.
Como gosto de cozinhar, é normal “inventar” novas maneiras de preparar e consumir alimentos de que não gosto tanto. Não gosto de peixe cozido, mas preparo-o ao vapor ou em papelotes. E sinto-me feliz quando estas minhas sugestões ajudam outras pessoas a comer alimentos que de outra maneira não consumiriam.
É o caso deste molho de tomate disfarçado. Aparentemente é apenas um molho de tomate e sabe a molho de tomate. Na prática é um molho de vários legumes ideal para por a comer legumes quem gosta pouco deles, sejam as crianças, sejam alguns adultos. O Miguel, que não morre de amores pela courgete, não deu por ela neste molho delicioso. E foi com satisfação que a minha sobrinha Maria repetiu 3 vezes a massa da tia sem imaginar que estava a comer tantos legumes.
Espero portanto que esta sugestão seja útil para ajudar miúdos e graúdos a comer mais legumes!
Ingredientes para 4 pessoas:
250g de tortelini fresco recheado (eu usei com requeijão e espinafres)
1 tomate grande e maduro
1 cenoura
1 cebola
1 courgete pequena
2 dentes de alho
1 colher de sopa de oregãos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
15 cogumelos frescos
100g de fiambre
50g de queijo ralado
2 colheres de sopa de azeite .
sal e pimenta q.b.
queijo parmesão q.b.
Preparação:
Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Pele o tomate e corte-o em pedaços. Descasque também a cenoura e a courgete e corte-as em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola e os dentes de alho deixando-os refogar um pouco. Acrescente depois o tomate partido em pedaços, a cenoura e a courgete. Junte a polpa de tomate, os oregãos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios. Com a ajuda da varinha mágica triture o molho até este ficar com uma consistência fina, e rectifique os temperos. Acrescente depois os cogumelos previamente lavados e laminados, assim como o fiambre cortado em pedacinhos. Deixe cozinhar 5 minutos e acrescente o queijo ralado misturando bem.
Entretanto coza os tortelini em água a ferver temperada de sal. Assim que estiverem cozidos escorra bem e envolva-os no molho de vegetais.
Coloque depois num prato que vá ao forno e polvilhe com queijo parmesão ralado na hora. Leve ao forno pré- aquecido apenas a tostar e sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
10 respostas
Adorei a sugestão, vou fazer um dia destes.
Bjs
Uma receita a experimentar brevemente de certeza! Adoro este tipo de pratos! Obrigada Joana por mais uma sugestão maravilhosa!
Adorei essa dica!
Beijos
Vou experimentar em breve, parece delicioso! 🙂
Ficou com ótimo aspecto.
Beijinhos!
Brigida e Cláudia
Hmm, fiquei fã 🙂 Bjinhos!
Que bela sugestão!!! Utilizo esse truque aqui em casa pois senão os meus Homens não comem legumes. Faço uma bolonhesa com soja granulada e legumes misturados na carne picada.
Beijos,
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
na 2ª linha "descasque também a cebola e a courgete" deveria ser "a cenoura e a courgete" 😉
(vou fazer hoje, já tenho tudo pronto e a receita promete! vamos lá ver se a cozinheira está à altura lol)
Obrigada pela correção. Vou já alterar! 🙂
E claro que vai sair bem!
Um beijinho,
Joana
estava tão bbbboooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmm 😉
obrigada querida joana-colher-de-pau! foi um sucesso!