O fim de semana que passou teve novas e deliciosas experiências. Finalmente fomos ao Dona Especiaria com os amigos Rita e JP, conhecemos o fantástico chef Gil Edgar e tivemos um verdadeiro repasto. Um conceito diferente e inovador acente em produtos de qualidade, nacionais e sempre que possíveis biológicos. Não há ementa nem pressa. Para a mesa vem aquilo que o chef criou para o dia. Todos os dias há coisas novas e não há repetições. O chef Gil descreve cuidadosamente os pratos, a origem dos ingredientes e os vinhos que os acompanham.Explica as receitas, as técnicas e até partilha alguns segredos. É um tudo uma fantástica experiência, numa casa de (re)pasto na parte velha da cidade de Coimbra. Claro que temos de voltar um destes dias.
E inspirada pelo jantar, pelos ingredientes e pelo chef Gil, no sábado fui finalmente ao Mercadinho Biológico do Botânico (Jardim Botânico de Coimbra, todos os sábados, das 10h às 14h e terças das 17h às 20h). Para casa vieram uvas, ovos, uma lindas aboborinhas, pão de centeio, acelgas, cenouras, beringelas. E para o almoço houve frango corado com acelgas salteadas e avelãs numa cama de pão de centeio.
Agora, que o fim de semana está mesmo à porta, que tal irem até um mercado biológico (e se não tiverem nenhum mercado biológico próximo, vão apenas ao mercado!) Comprem ingredientes novos, experimentem combinações diferentes, inventem e explorem sabores. Aqui fica a minha sugestão para este fim de semana. E uma receita.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 pernas de frango inteiras (perna e coxa)
1 cenoura
1 cebola
1 alho francês – só parte verde
salsa q.b.
sal e pimenta q.b.
2 cravinhos
6 dentes de alho
1 raminho de tomilho fresco
azeite q.b.
1 folha de louro
150g de acelgas
30g de avelãs
2 fatias de pão de centeio para servir (opcional)
Preparação:
Numa panela junte a cenoura inteira e descascada, a cebola com os cravinhos espetados, a rama do alho francês, a salsa, o louro, o tomilho e o frango. Junte depois água até cobrir os os alimentos e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando até o frango estar bem cozinhado – cerca de 40 minutos.
Coloque depois um fundo de azeite numa frigideira , 4 dentes de alho esborrachados e um pouco de tomilho. Deixe aquecer e junte depois o frango deixando-o corar bem de todos os lados, mantendo o lume brando.
Entretanto torre as avelãs numa frigideira anti aderente e parta-as depois em pedaços. Reserve,
Lave as acelgas e parte-as em pedaços. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com o azeite e os restantes dentes de alho picadinhos. Junte as acelgas e tempere-as com sal e um pouco de pimenta. Deixe-as saltear alguns minutos até estarem cozinhadas.
Sirva o frango corado sobre uma fatia de pão de centeio (ou com um pouco de arroz), juntamente com as acelgas salteadas e polvilhe tudo com as avelãs torradas.
Bom Apetite!
6 respostas
Olá Joana !
Também gosto muito de mercados, e os produtos biologicos têm outro sabor, sem duvida.
Gostei muito desta tua sugestão.
Um beijinho.
Te ha quedado realmente apetecible este guiso de pollo con verduras, combina perfectamente. Besicos.
A ver se dou lá um saltinho 🙂 Bjinhos e bom fds!
olá Joana também gosto muito de ir ao mercado embora o meu trabalho não permita mas sempre posso dou um saltinho e esse frango tem um aspecto muito bom:) beijinhos
Olá Joana também vou ao mercado e queria saber se compras frango de aviário ou do campo?
Maria
Olá Maria,
Depende dos dias. Por vezes é de aviário e outras vezes compro do campo. E quando consigo compro mesmo frangos caseiros.
Espero ter ajudado,
Joana