Esparguete com Atum, Limão e Rúcula

Quando chegam novos livros de culinária (ou outros) cá a casa é uma festa! Primeiro porque adoro o cheiro dos livros novos, depois pela excitação de abrir, página por página, e ver tudo o que por lá se encontra. Só depois de alguns dias nas minhas mãos, depois de muitos post-its a marcar receitas para fazer, depois de terem passeado por toda a casa, desde o quarto à casa de banho é que finalmente faço a primeira receita. Adoro livros.

Dos últimos livros que comprei – quer dizer que o Miguel me ofereceu – perdi-me de amores pelo “Simple Dinners” da minha querida Donna Hay e gostei também muito do novo livro do Gordon Ramsay “Ultimate Cookery Course”. Mas confesso que, nem o novo livro do Jamie Oliver “15 minute Meals”, nem o “Nigellissima” da Nigella Lawson, me deixaram tão eufórica como habitual, apesar de terem algumas receitas que foram prontamente marcada para fazer logo que possível. É o caso da receita de hoje, do “Nigellissima”, que me chamou desde logo a atenção por ser tão simples, tão rápida e com ingredientes de todos os dias.

Ingredientes para duas pessoas:

(adaptado de “Nigellissima” Nigella Lawson, pág. 36)

150g de esparguete

200g de atum em azeite

1 limão

1 dente de alho pequeno

½ alho francês pequeno (ou cebola)

25g de rúcula

Piri-piri moído q.b.

Sal q.b.

Azeite q.b.

Preparação:

Coza a massa em água temperada de sal até ficar “al dente”.

Entretanto escorra o atum e com a ajuda de um garfo coloque-o numa taça grande de servir. Junte depois a raspa da casca do limão assim como o seu sumo e o dente de alho ralado ou bem picadinho.

Corte depois o alho francês em rodelas fininhas (ou a cebola bem picadinha) e acrescente ao atum misturando bem. Tempere com um pouco de sal, o piri-piri moído e acrescente um pouco de azeite – cerca de uma colher de sopa. Envolva.

Escorra a massa assim que esta estiver cozinhada e coloque-a na taça onde está a mistura de atum. Envolva bem e, se necessário, junte-lhe uma ou duas de sopa da água da cozedura da massa para ajudar a envolver bem o esparguete. Acrescente as folhas de rúcula, volte a envolver tudo e sirva de imediato.

Bom Apetite!

18 respostas

  1. Não sou fã de rúcula, mas confesso que nesse prato me está a seduzir!
    Que simplicidade…mas deve ser tão saboroso… 🙂

  2. também comprei esse livro e ainda não o consegui ver todo… mas ela realmente tem receitas muito boas e simples…adoro.. 😉
    Um beijinho

  3. Que receta más fácil y más sabrosa, estás recetas vienen muy bien porque hay muchos días que no puedes estar horas y horas en la cocina.
    Besicos,

    1. Caro anónimo:

      Essa é uma pergunta muito difícil.
      Não sei se haverá algum livro de cozinha que ensine a cozinhar. De uma maneira geral já de presupõe que a pessoa tenha algumas noções basicas. Para aprender a cozinhar as revistas de culinárias e os blogues prestam melhor serviço do que a maioria das livros.
      Quanto aos livros que recomendo… Eu puxo a brasa às coisas que eu mais gosto. Para comida portuguesa é essencial o "Cozinha Tradicional Portuguesa" da Maria de Lurdes Modesto. Gosto dos livros do Sá Pessoa, bem explicados e fácil de colocar em prática por qualquer pessoa.
      Mas é muito relativo, Depende do que as pessoas cozinham, do tipo de cozinh, dos conhecimentos que têm, dos ingredientes que gostam de utilizar. Eu gosto muito dos livros da Donna Hay. Mas é meramente uma recomendação baseada no meu gosto pessoal…

      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *