Folhados de Tamboril e Camarão

Com a inspiração quase a zero, vou-me valendo das receitas dos outros. Receitas tão boas que merecem ser partilhadas com todos os que estão a sofrer do mesmo mal que eu. Num dia de muito pouca inspiração a Diana “salvou-me” com um folhado de camarão e tamboril que nos serviu recentemente e cuja receita me ensinou.

Com um almoço cá por casa foi a entrada que precisava para preparar à Rita e ao JP. Eles gostaram, nós também e ninguém deu pela minha falta de inspiração…

Ingredientes para 4 pessoas (como entrada):

250g de tamboril

125g de miolo de camarão

1 tomate pequeno maduro

1 colher de sopa de polpa de tomate

1 cebola pequena

2 colheres de sopa de salsa picada

100ml de molho bechamel

Sal e pimenta q.b.

1 placa de massa folhada

1 gema de ovo

Azeite q.b.

Preparação:

Pique a cebola finamente e leve-a ao lume num tachinho juntamente com o azeite, deixando refogar. Acrescente o tomate partido em cubinhos e a polpa de tomate deixando cozinhar mais um pouco.

Junte agora o miolo de camarão e o tamboril partido em pedacinhos pequenos. Envolva bem e deixe cozinhar uns minutos. De seguida acrescente o molho bechamel e a salsa picada e retifique de sal e pimenta. Desligue e reserve.

Corte a placa de massa folhada em 4 pedaços iguais (sem os esticar ou picar) e pincele-os com gema de ovo. Leve ao forno já aquecido a 200ºC e deixe a massa cozinhar até ficar bem folhada e dourada. Retire-a depois do forno e deixe arrefecer um pouco. Cuidadosamente e com a ajuda de uma faca abra umas tampas nas caixas de massa folhada (tipo vol-au-vent) para as poder rechear.

Recheie as caixas de massa folhada com a mistura de tamboril e camarão e cubra com a tampinha. Sirva de imediato, para que a massa folhada não amoleça, juntamente com espinafres salteados ou uma pequena salada.

Bom Apetite!

9 respostas

  1. "Inspiração zero"!! Não pode ser… o que será de mim??!
    Joana, gostaria de lhe sugerir novamente que testasse uma sopa de peixe! Adoro, aliás é a única sopa que como, gostaria de ver uma sugestão!
    By the way… já experimentou castanhas fritas??! Talvez aprecie mais, digo-lhe que mesmo sem gostar muito ou ter muita vontade vai acabar por comer mais do que três ou quatro! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *