Gratinado de Bacalhau e Brócolos

Começo a procurar novas receitas para a época que se aproxima. Como é hábito quero experimentar receitas novas, e já tenho a certeza de algumas coisas que quero fazer.

No entanto há receitas que não se alteram: o tradicional bacalhau com couves, um pouco sem graça, mas que é assim que faz parte da nossa tradição. Mas sei que há muitas pessoas que o foram alterando… Comem o bacalhau, mas na versão com natas, com broa, gratinado, em receitas mais apelativas a todos. São novas tradições que se vão criando: cada um com a sua!

Este fim de semana fez-se um bacalhau gratinado com brócolos que pode muto bem servir de inspiração para a noite da consoada!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau

1 cebola grande

1 folha de louro

2 dentes de alho

125g de brócolos

200ml de molho bechamel (receita aqui)

Pão ralado q.b.

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Escalde as postas de bacalhau. Leve um tacho com água ao lume e quando este levantar fervura junte o bacalhau, tape e desligue do lume. Deixe assim as postas cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo escorra o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas. Reserve.

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite e a folha de louro deixando refogar cerca de 10 minutos. Acrescente o bacalhau e envolva bem. Tempere com pimenta e, se necessário um pouco de sal.

Entretanto prepare os brócolos e coza-os em água com sal, mas não os deixe ficar espapaçado. Escorra-os e pique-os grosseiramente com uma faca.

Envolva depois os brócolos na mistura de bacalhau e coloque tudo num prato que possa ir ao forno e à mesa.Cubra com o molho bechamel já preparado e polvilhe abundantemente com pão ralado.

Leve ao forno já aquecido a 180ºC até gratinar.

Sirva com uma salada.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Não é tirar qualquer mérito ao novo prato, mas estes gratinados de bacalhau fazem-se todos da mesma forma (o refogado com o bacalhau, acrescentando o acompanhamento à escolha e regando no fim com o bechamel et voilà), e mais uma vez este parece-me lindamente 🙂 já fiz o teu bacalhau com natas e adorei e agora é só adaptar as versões. Neste prato só acrescentava uma batatinha porque não gosto de muito de comer "natas com natas". Beijinho e boa semana!

  2. Cá em casa, nos últimos anitos, faz-se 2 pratos de bacalhau p tentar agradar a mais velhos e menos velhos 🙂 O tradicional bacalhau com todos e outra versão no forno… Gostei da tua sugestão, aliás, são sempre bem-vindas alternativas de pratos de bacalhau 🙂 Bjinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *