Figos em Calda da Teresa

Eu não conheço pessoalmente a Teresa. Mas ela, generosamente, partilhou comigo uma receita a pensar nos meus cabazes de natal. Figos secos em calda, para comer com requeijão ou a acompanhar uma sericaia, em vez das ameixas d´Elvas (que eu por acaso gosto muito!)

Eu gostei muito da receita e depressa a coloquei em prática. Os figos ficam realmente deliciosos e vão ser uma adição muito especial à minha mesa de aniversário e de natal. Para comer com sericaia, queijo ou um pão-de-ló molhadinho.

Este ano não vão fazer parte dos meus cabazes, mas já estão na lista de espera para o próximo ano. Obrigada Teresa pela partilha e pela generosidade que, afinal, fazem até parte da quadra natalícia!

Ingredientes para 1 frasquinho:

15 figos secos

300ml de água

150ml de mel

2 paus de canela

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá bem cheia de erva doce em grão

2 rodelas de limão

1 rodela de laranja

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume, mexendo de vez em quando. Até o molho reduzir para uma calda, o que demora cerca de 30 minutos.

Deixe arrefecer e coloque num frasquinho, taça ou compoteira.

Sirva com requeijão ou outros queijos, sericaia ou pão de ló molhadinho em substituição das tradicionais ameixas d´Elvas.

Pode ser também um simpático presente de natal. Coloque num frasquinho, decore-o a gosto e ofereça nos seus cabazes de Natal.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Disculpa mi desaparición, estoy intentando ponerme al día, problemas personales me lo habían impedido hasta este momento.

    Buena receta, rica y muy sabrosa, la probaremos.
    Besicos

  2. É sempre um prazer partilhar. Como eu costumo dizer: o que é bom para partilhar.
    E é uma honra ver a referência neste blog.
    Um beijinho e votos de um excelente Natal.
    Teresa Mendes

  3. Adorei o blog por completo! As suas receitas são óptimas, tenho os dois livros e nenhuma receita me calha mal 🙂
    Continuação de um bom trabalho e de muito sucesso !

  4. Muito boa a ideia…faz-me lembrar as deliciosas marron glacé, que adoro. Para mim a calda não tem segredo é só aplicar os vários pontos que melhor resultado dê.Gostei muito. Obrigada.Bel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *