Bolo de Brigadeiro

Nada melhor do que fazermos a festa a quem não pode fazer festa. Fazer a festa a quem precisa de auxílio e a quem por vezes falta a vontade e o sorriso para fazer festa. Celebrar as pessoas, a família e a vida. Esquecer, ainda que por momentos, a doença, as neuras e as limitações. Celebrar apenas por celebrar e apenas para fazer festa, num esforço de fazer alguém feliz e de comemorar pequenos momentos – enquanto os temos. Juntarmo-nos à mesa e partilhar uma refeição. Ainda que nem todos saibam muito bem o verdadeiro significado e generosidade deste gesto. Resta-me pensar que, por vezes, todos temos de ser menos egoístas e olhar menos para o nosso umbigo.

Uma festa, um jantar, e no final os parabéns cantados com um bolo feito com amor.

Ingredientes:

(Chávena usada com 225ml de capacidade)

5 ovos

1 chávena de açúcar

1 chávena de leite

2 chávenas de farinha

½ chávena de chocolate em pó

1 colher de sopa de fermento

(sim, não leva manteiga ou óleo!)

Recheio e cobertura:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga

¼ chávena de chocolate em pó

Granulado de chocolate para decorar

Preparação:

Peneire a farinha com o chocolate e o fermento e reserve.

Bata as claras em castelo firme. Sem deixar de bater vá depois misturando as gemas, uma a uma. Acrescente depois o açúcar e o leite (sempre sem parar de bater com a batedeira em velocidade não muito alta).

Acrescente agora delicadamente a mistura de farinha previamente peneirada e envolva bem com a ajuda de uma colher de pau.

Coloque a mistura numa forma redonda previamente untada e polvilhada e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

Entretanto prepare o recheio e cobertura. Num tachinho misture o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga e leve ao lume, sem parar de mexer, até engrossar, cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.

Depois de frio corte o bolo de modo a formar dois discos do mesmo tamanho. Coloque uma das metades no parto de servir e recheie com metade do creme. Cubra com o outro bolo e verta o restante creme sobre o bolo para formar a cobertura. Decore depois abundantemente com o granulado de chocolate.

Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

29 respostas

  1. oh yeah era mesmo isto que eu queria para um chazinho de domingo! A receita é muito diferente do habitual, percebi bem a parte do meter as gemas nas claras em castelo? bjinhos

  2. Um bolo magnífico para celebrar os amigos, a vida, a partilha, a entreajuda, as coisas importantes na vida 🙂 tem um aspecto tão irresistível Joana. beijinhos

  3. Boa noite, Joana.
    Peço desculpa pela pergunta que talvez lhe pareça um pouco inocente, mas tenho algum receio em seguir receitas cujas medidas são chávenas porque nunca sei que tipo de chávena utilizar. De café, de chá? Grande, pequena?

    Obrigada!

  4. que tipo de chocolate em po se pode usar, proprio para fabrico de bolos ou o que utilizamos para bebidas de chocolate?Obrigada e feliz 2013!

  5. Acabei de fazer o bolo agora mesmo… esta com um aspecto delicioso… vou esperar que o meu marido chegue a casa para comer 🙂 É a prenda de dia do Pai para ele… Até punha uma foto de como ficou mas não sei como 🙂
    Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *