Ando numa fase em só me apetece simplificar. Simplificar as receitas, a casa, as compras e os gastos. Quanto mais simples, rápido, fácil e descomplicado, melhor.
E assim têm saído da cozinha algumas coisas interessantes. Desta vez uns saborosos e bonitos filetes com uma crosta dourada e aromática.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 filetes grandes de peixe (sem peles nem espinhas)
1 fatia de pão fresco tipo caseiro
1 colher de sopa de tomilho seco
1 dente de alho
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de queijo da ilha
2 colheres de sopa de azeite
Raspa de 1 limão pequeno
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Tempere os filetes com sal e pimenta e coloque-os num tabuleiro. Leve-os ao forno já aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Entretanto coloque na picadora ou o robot de cozinha o miolo do pão, o dente de alho e pique até ter uma espécie de migalhas grossas. Misture o tomilho seco, a salsa picada, o queijo, a raspa de limão e o azeite. Misture bem.
Retire os filetes do forno e cubra-os com esta mistura. Leve novamente ao forno até que a cobertura esteja tostadinha.
Sirva com batatinhas cozidas e grelos ou brócolos cozidos.
Bom Apetite!
9 respostas
Olá Colher-de-Pau!
Sou uma seguidora assídua do teu blog (e dos teus livros) há já alguns anos e hoje, pela primeira vez, decidi criar o meu próprio cantinho da culinária, convidando-te a seguires e, quem sabe, a referires na tua lista de blogs. Espero que possamos partilhar muitas e boas receitas!
Um beijinho,
A Aprendiz da Avó
http://fabricocaseiro.blogspot.com
Para mim simples é sinónimo de saboroso 🙂 Ficaram mt apetecíveis os teus filetes 🙂 Bjinhos.
Ficaram lindos e parecem deliciosos.Gostei.Beijos.
Adoro estas receitas simples, aromáticas e saudáveis… por coincidência, hoje publiquei uma receita de salmão com crosta de rúcula e tomate seco, se quiser espreitar e dar-me uma opinião, gostaria muito de a receber no meu cantinho!
sem dúvida que esta fica na to do list! 🙂
Olá, Joana! Eu tb sou de Coimbra e precisava que me ajudasse numa coisita! Por acaso não sabe onde posso encontrar cremor de tártaro? Preciso de fazer o "Bolo de Anjo", que não leva gemas e não fica a mesma coisa se não levar o cremor de tártaro. Bjinhos e obrigada!
Maria Oliveira
http://skinnygirlintights.blogspot.pt/
Hum…gosto muito de peixe assim, com esta crosta aromática.
Beijo
Só uma pergunta (provavelmente idiota mas estou a iniciar-me a sério na cozinha), durante os 10 minutos iniciais no forno o tabuleiro não leva nenhuma gordura (azeite por exemplo) para o peixe não colar? Agradecida a quem me puder responder 🙂
Olá Joana! Sou seguidora assídua do seu blog a tenho experimentado imensas receitas. São simples de fazer, saborosas e ficam sempre bem. Hoje fiz estes filetes para o almoço e ficaram divinais. O meu filho que torce o nariz ao peixe comeu com vontade e adorou. E sabe que mais? Eu sou descendente de goeses, a minha mãe é goesa.
Beijinhos e felicidades para o blogue.
Salomé.