Compota de Morango e Baunilha

É uma das minhas compotas favoritas, mas a que preparo com menos frequência. Tenho o hábito de preparar compotas, mas dou sempre uma maior preferência aquelas que faço com fruta que não tenho de comprar, como é o caso dos pêssegos, ameixas, maçãs, laranjas, limões, figos, abóbora ou marmelos, que recebo dos avós ou dos sogros.

Mas, quase todos os anos dou por mim a comprar alguns morangos – este ano numa promoção de supermercado – para preparar uns frasquinhos de compota de morango. Aqui fica a minha receita favorita a pedido de muitas famílias.

E já que o fim de semana está à porta, umas panquecas para o pequeno almoço com um pouco de compota de morango e baunilha e sumo de laranja natural, parece-me mais que perfeito!

Ingredientes para cerca de 8 frasquinhos de compota:

2kg de morangos já sem pés e bem lavados

1,5kg de açúcar

1 limão

1 vagem de baunilha

Preparação:

Depois de bem lavados e sem os pés, corte os morangos ao meio e coloque-os num tacho grande. Junte o açúcar e envolva bem.

Abra a vagem de baunilha ao meio e raspe bem as sementinhas. Coloque-as no tacho, juntamente com os morangos e açúcar, assim como a restante vagem.

Leve ao lume e, mexendo de vez em quando, deixe levantar fervura. Reduza depois o lume para o mínimo e deixe cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada.(Teste a consistência colocando um pouco de doce num pires e deixando arrefecer. Passe depois o dedo esperando que doce se afastar sem se unir de imediato.)Retire a vagem de baunilha.

Com a ajuda da varinha mágica triture grosseiramente o doce e acrescente o sumo de limão. Deixe voltar a levantar fervura e coloque-o depois, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. Feche bem a compota e coloque-as cerca de 30 minutos ou até arrefecer, de “cabeça para baixo”. Vire depois os frasquinhos e rotule-os antes de os guardar num local fresco e seco.

Sirva sobre cheesecake, em panquecas e crepes ou barrado em torradas.

Bom Apetite!

16 respostas

  1. Morangos e baunilha mmmmm… Será que dá para substituir parte do açúcar, por algo que também conserve mas que seja menos prejudicial à saúde?

  2. olá joana,
    a sua compota tem um belissimo aspecto! Gosto particularmente da adição da baunilha, eu quando faço compota de morango junto uma pitada de gengibre e substituo parte do açucar por frutose.
    Bom fim de semana 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *