Tal como existem mil receitas de bacalhau, existem mil variações de recheios para lasanhas. Basta deixar a imaginação a funcionar e misturar sabores, aproveitar sobras de frigorífico e aí temos uma nova lasanha pronta a tempo do jantar ou o almoço.

Desta vez, a um bocadinho de carne de peru picada juntou-se uma farinheira e uns espinafres e uma nova combinação surgiu.

E acredito que não sou a única a inventar lasanhas destas. Alguém mais tem destas combinações? Contem-me tudo, porque novas sugestões são sempre bem vindas!

Ingredientes para 3 a 4 pessoas:

6 placas de lasanha fresca

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

1 farinheira pequena

200g de carne de peru picada

1 chávena cheia de folhas de espinafres (frescas)

Sal e pimenta q.b.

300g de molho bechamel

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar, num tacho, juntamente com o azeite. Acrescente a carne de peru picada e envolva bem no refogado. Acrescente depois a farinheira em pedaços, à qual previamente retirou a pele e envolva bem, deixando-a desfazer. Junte também os espinafres frescos, previamente lavados e deixe cozinhar até que murchem. Retifique os temperos e se necessário tempere com um pouco de sal e com pimenta.

Entretanto, no fundo de um pirex, coloque uma camada fina de molho bechamel e sobre este uma camada de placas de lasanha fresca. Cubra com o recheio de peru, espinafres e farinheira e um pouco mais de bechamel, cobrindo tudo com uma camada de placas de lasanha. Repita até esgotar todos os ingredientes, terminando com uma camada de placas de lasanha cobertas generosamente com o restante bechamel.

Leve depois a lasanha ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 35 minutos até a massa estar cozinhada e a lasanha tostada.

Sirva com uma salada de folhas verdes.

Bom Apetite!

8 Responses

  1. Adoro farinheira e nesta receita parece-me que vai resultar lindamente!
    Obrigada
    Maria

  2. Adorei! Também gosto de inventar recheios para a lasanha. Faço um com ricota, tomate seco, espinhafres, feta e pinhões, só com molho de tomate que fica uma delícia! 😉

  3. A lasanha é versátil e podemos rechear ao nosso gosto. Uma maravilha esta versão!
    bjs

  4. Tem um aspeto delicioso!
    Joana,sera que podes colocar no teu blog uma receita de tarte de amendoa? Experimentei uma,cuja massa ficava muito gordurosa por causa da manteiga e por isso tornou-se enjoativa. Adoro est
    Tarte mas ainda nao acertei com uma receita…
    Obrigada. Bjnho.

  5. Que bonita ficou! Realmente, a lasanha é um prato versátil, basta utilizar criatividade. Esta sua está bem do meu gosto!
    Bjoss