Este é um dos pratos da nossa tradição de Natal. A minha mãe prepara-o melhor do que ninguém, e desde que, de alguns anos para cá entrou na nossa ementa natalícia, que ninguém passa sem este petisco.
Mas não é só no natal que se faz. É uma receita de todo o ano, e acabou por ser o nosso jantar num dia de primavera cinzenta. Para quem gosta de polvo, é uma receita a não perder!
Ingredientes para 4 pessoas:
1 polvo médio
2 cebola
2 dentes de alho
1 pernada de salsa
Sal e pimenta q.b.
Vinho branco
Azeite q.b.
1 chávena de arroz carolino
1 ovo batido
Farinha q.b.
Preparação:
Coza o polvo numa panela de pressão juntamente com uma cebola inteira, sal e um fio de azeite durante cerca de 1 hora (não há necessidade de juntar água, pois a cebola juntamente com o polvo libertam água suficiente quer para a cozedura, quer para depois fazer o arroz).
Depois de cozido corte o polvo em filetes, aproveitando para isso as partes mais grossas dos tentáculos e reserve as mais finas para fazer o arroz.
Tempere os filetes de polvo com alho e salsa picada, um pouquinho de vinho branco e pimenta e deixe a marinar.
Prepare o arroz aproveitando para isso a água da cozedura do polvo. Faça um refogado com a outra cebola picada e um pouco de azeite. Acrescente o arroz, deixe refogar um pouco e junte 3 chávenas de água da cozedura. Acrescente também as partes mais finas do polvo e retifique de sal. Tape e deixe cozinhar em lume brando até toda a água estar absorvida e o arroz cozido.
Passa os filetes de polvo por farinha e depois por ovo batido e leve-os a fritar em óleo quente até ficarem dourados. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva o arroz (se gostar polvilhe com um pouco de coentros frescos picados) com os filetes.
Bom Apetite!
6 respostas
Gosto tanto! A tua receita tem muito bom aspecto. Nunca experimentei fazer filetes de polvo em casa e estou tentada a usar esta receita para me estrear nestas lides!
É a minha forma favorita de comer polvo!
beijinhos e um bom dia 🙂
Nunca comi polvo assim, mas parece ser delicioso!
Já comi polvo panado uma vez e adorei. Tenho de tentar fazer 🙂
Boa semana!
Olá,
Desculpe a pergunta, mas 1 hora na panela de pressão não será tempo demais?
Obrigada
Andreia Neto
A minha mãe também o faz muito bem. Gosto muito de polvo e em panado ainda melhor 🙂