A receita foi-me dada pelo meu amigo LCO que por sua vez lhe tinha sido ensinada por um amigo espanhol. Disse-me o Luís que era a receita de gaspacho mais fácil de todas e que eu, gostando de gaspacho certamente que ia gostar. E era tão fácil que todos a poderiam fazer, inclusivamente ele, que não é grande “ás” na cozinha, se conseguia safar com esta receita.
Claro que fiz, muitas e diversas vezes, quando chegam os tomates grandes, maduros, doces e sumarentos dos avós.
A receta só a tinha partilhado no “Cozinhar, Celebrar e Partilhar”, mas depois de a ter feito pela primeira vez este ano, com os primeiros tomates que encontrei no mercadinho biológico, achei que não podia também deixar de partilhar aqui. E depois, com uma receita tão simples é possível preparar uns acompanhamentos que, no fim, podem fazer a diferença.
Já agora, só para informar que na próxima sexta-feira, pelas 18h30 vou estar no Continente de Coimbra, no Coimbrashopping, para uma sessão de autógrafos integrada na Feira do Livro deste hipermercado. Como sempre conto convosco onde serão todos muito bem vindos!
Ingredientes para 6 a 8 pessoas:
(in “Cozinhar, Celebrar e Partilhar”, pág. 326)
1 kg de tomate maduro
½ pimento vermelho pequeno
2 dentes de alho
1/3 papo seco
Sal q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Água q.b.
Acompanhamentos:
2 ovos cozidos
1 fatia grossa de presunto cortada em falhas ou em cubinhos
Queijo manchego ou da serra curado
Folhas de manjericão
Preparação:
Comece por colocar o pão em água, escorrendo-o depois rapidamente. Coloque-o depois num recipiente juntamente com metade do tomate previamente partido aos pedaços, o pimento também partido, os dentes de alho e tempere com sal, vinagre e azeite. Com a varinha mágica, robot de cozinha ou copo liquidificador, triture bem e vá adicionando os restantes tomates em pedaços. Retifique os temperos e adicione um pouco mais de água até obter a consistência desejada.
Depois de tudo bem triturado passe por um passador para obter um gaspacho de consistência mais fina. Coloque no frigorífico até servir.
Para os acompanhamentos, pique os ovos cozidos e coloque-os numa tacinha. Noutra tacinha coloque o presunto em falhas ou cubinhos, noutra o queijo também em fatias finas e noutra ainda o manjericão.
Sirva o gaspacho em tacinhas, bem frio, e deixe depois que cada um coloque os seus “toppings” sobre o gaspacho.
Bom Apetite!
12 respostas
Humm que ar apetitoso! 🙂
Muito legal e prática essa receita. Adorei!!!
Abraços
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Uma receita diferente para o gaspacho que eu adoro!
Que boa sugestão!
Bjs
Apetitoso.
Beijinhos,
Susana
As Papinhas dos Babinhos
Não consigo achar graça a sopas frias ;( Mas a ideia desses toppings faz-me querer dar uma 2ª hipótese. Será que é desta?
Beijo
Babette
Hmmm, eu aprendi a gostar de sopa, nunca experimentei sopa fria…mas vou tentar essa! ótima sugestão
Rceitas
Opa! Parabéns e muito sucesso. Beth Müller (RJ – Brasil)
Gostei muito 🙂
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html
Olá Joana,
Sigo o seu blog há muito tempo e sou fã dos livros: chamo-lhes as minhas 'biblias da cozinha' 🙂
Permita-me que 'complemente' a sua receita…
Este 'gaspacho' que apresenta assemelha-se ao salmorejo, típico de Córdoba. Aprendi a comer e a fazer quando estive em Cordoba de ERASMUS.É muito popular porque é fresco mas também porque é muito completo.
O 'verdadeiro' é ligeiramente diferente deste; por isso aqui a está a receita ensinada por Cordobeses:
3-4 tomates grandes maduros
2-3 pães brancos (de preferência do dia anterior)
1-2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
Ovo cozido
Presunto
Numa taça larga por o tomate aos pedaços sem pele e passar com uma varinha mágica até obter uma consistência líquida. Partir o pão em pedaços pequenos (ou mesmo migalhas) e juntar ao tomate, envolvendo bem. Esperar 10 min para que o pão amoleça no tomate.
Juntar o alho picado e o azeite (2-3 colheres de sopa) e passar bem com a varinha mágica até obter uma consistência fina. Temperar com sal e um pouco mais de azeite. Por no frigorífico até servir.
Servir em taças pequenas com ovo cozido picado, presunto aos cubinhos ou pequenas lascas e um fio de azeite.
A grande diferença é a ordem dos ingredientes e o uso de água para amolecer o pão; pode parecer pouco, mas por experiência própria sei que faz toda a diferença…!
Obrigada pelas suas receitas!
Mariana Arêde
Olá, gosto muito de seu trabalho. Parabéns pelas receitas. Gostaria de compartilhar suas receitas com seus devidos créditos e links. Desde já agradeço e aguardo resposta meu e-mail é nancyfranco@gmail.com. Abraços.
Nunca fiz, vou experimentar, parece-me óptima!