Geleia de Amoras Silvestres

O meu afilhado Tiago, chegou cá a casa com uma caixinha cheia de amoras, apanhadas pela avó Teresa em Viseu. A minha primeira ideia era comê-las todas, à mão, até ficar com a boca, os dedos e a língua tingida, como tantas vezes fiz. Mas rapidamente percebi que as podia aproveitar de outra forma. O que me apetecia era uma compota de amoras silvestres, que gosto muito, mas rapidamente achei que devia experimentar fazer uma geleia de amoras silvestres.

A experiência não correu mal e a geleia ficou com uma cor linda e muito, muito saborosa.

Uma experiência para o fim de semana… apanhar amoras e fazer geleia!

Ingredientes para 1 frasquinho:

200g de amoras Silvestres

400ml de água

150g de açúcar

3 folhas de gelatina (ou ½ pacote de pectina, que há a venda no continente, junto do açúcar)

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a água e o açúcar e deixe levantar fervura. Reduza depois o lume e acrescente as amoras e deixe cozinhar em lume brando ate obter uma cor escura das amoras e estas estarem muito macias.

Com a varinha mágica triture o doce e deixe ferver mais um pouco, cerca de 10 minutos. Com a ajuda de um passador de rede, coe o doce de modo a eliminar as sementes das amoras, espremendo bem com a ajuda de uma colher para aproveitar ao máximo a polpa das amoras.

Deite fora a parte das sementes, e volte a colocar na panela o líquido coado. Deixe novamente levantar fervura e acrescente as folhas de gelatina previamente demolhada e deixe derreter. (Se usar a pectina, junte-a e deixe ferver cerca de 20 minutos ou conforme as instruções da embalagem).

Coloque a geleia ainda quente nos frascos previamente esterilizados, tape bem e vire de cabeça para baixo cerca de 30 minutos.

Sirva com torradas ou como desejar.

Bom Apetite!

19 respostas

  1. Quer comprar remédios controlados sem receita médica e sem complicação? Vendo emagrecedores, calmantes, anabolizantes, etc. Entre em contato pelo e-mail: acalantisprimeira@gmail.com e terei o maior prazer em atende-lo de maneira segura discreta e eficiente! Entrega em todo Brasil via Sedex ou Pac

  2. A minha receita é um pouco diferente e já vem do tempo dos meus avós e é assim:
    peso das amoras em açucar (esta é a minha versão que a original era 1,5 kg de açucar…). Colocar tudo na panela e cobrir com água. Deixar ferver até estar no ponto. Para isso eu vou tirando pequenad gotas que coloco na bancada e deixo arrefecer e verifico a textura.

    Bjs

    Mónica

  3. Este ano a fruta para compota/doce ou geleia é rara por estes lados… Felizmente há aí mts marmelos para experimentar fazer doce, pois marmelada já se fez… Alguém tem uma receita rápida e saborosa? Bjinhos e bom fds!

  4. Olá! Agora fiquei curiosa, faço compotas para vender mas nunca usei nem pectina nem gelatina, esta última serve para quê especificamente? e as compotas ou geleias duram o mesmo tempo se usarmos gelatina? Obrigado.

    1. A pectina está presente em alguns frutos, como o limão,laranja,maçã, marmelos…..
      Outros como morangos,abóbora, etc… já não têm tanta pectina ou nenhuma como.os regeridos acima.
      Daí algumas compotas como a de morango, amora, frutos silvestres… Levarem sumo e casca (ou raspa) de limão e a de abóbora levar sumo e raspa de laranja. Para além de dar equilíbrio ao doce c o àcido ajuda a dar consistência à compota sem ser necessário usar pectina.
      Há à venda açucar já com pectina ou só pectina, como também pode fzr a sua própria pectina em casa 😉

      Tb vendo como hobbie e já pesquisei muito.
      Espero ter ajudado.

      Tânia Cerqueira

    2. Ah! O que ajuda a conservar os doces é a quantidade de açucar usada e a pectina tb ajuda um pc, mas n tem o papel principal.
      A gelatina só dá consistência,n tem a função de conservação (nc usei gelatina nas minhas compotas, até pq tenho mts clts vegetarianos! Caso fosse necessário, teria q usar de origem vegetal como àgar-àgar).

      Tânia Cerqueira

    3. Olá Tânia, obrigado pelo esclarecimento, ajudou imenso. Eu uso sempre casca ou de laranja ou de limão mas por cisma minha pois gosto daquele sabor nas compotas e daí o pessoal gostar delas pois não ficam demasiado doces mas realmente algumas demoram imenso tempo a chegar ao ponto mesmo com açúcar próprio e pensei que com a dita gelatina solidificasse melhor.Agora fiquei melhor esclarecida! Beijinhos e obrigado!

  5. Bom dia Joana 🙂

    Em primeiro lugar gostaria de a felicitar pelo seu blog que está bastante completo e faz realmente as delícias de qualquer um.
    Gostei bastante da receita do curde de limão e gostava de saber se é possível fazer curde com outro ingrediente, por exemplo Kiwi, uma vez que tenho montes deles cá em casa que me foram oferecidos.
    Obrigada e continuação de excelentes cozinhados!

    Filipa 🙂

  6. Tambem tenho amoras perto de casa mas, este ano sao um bocado mirradas…no entanto tb tentei fazer 1 frasquinho de compota mas so utilizei acucar e ficou um pouco dura…vou experimentar esta sugestao.

  7. Olá Joana
    Ontem fui às amoras silvestres e fiz doce (que está delicioso) e fui experimentar esta receita de geleia. Segui a receita à risca mas acho que o resultado não foi o desejado … está um pouco líquida para geleia. Tornei a ferver e juntar mas gelatina, mas mesmo assim não me satisfaz. 🙁 Que poderá ter falhado? Que acha poderei fazer??? Em último caso fica para calda de cheesecake ou de outro bolo.
    Parabéns pelo blog .. sou visita diária e também pela página no FB 🙂

  8. olhe a minh geleia ficou tipo sumo de amora que se passou e como a faço para ela gelificar, será que eu fiz mal 1200 gr, amoras 2.4l de agua 900 gr de acucar 6 folhas de gelatina????

  9. Eu fiz geleia de amora ,ficou ótima, coloquei200 gostei de amora,cobri com água e deixei ferver,até ficar mole,usei o mix passar triturar,depois coloquei 1 xícara de açúcar e deixei ferver mexendo sempre para não grudar no fundo da panela,quando estava engrossando a calda,coloquei meio pacotinho de gelatina,o pó direto na panela , depois de dissolver deixei ferver mais um pouco e fui experimentando sempre com um pouquinho em um pires para esfriar para ver a consistência desejada,ficou ótima. A gelatina era da cor vermelha, Esqueci do suco de limão e não coloquei. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *