Tarte de Oreo com Creme de Lima e Manjericão

Para finalizar esta ementa exótica e picante, faltava a sobremesa. Não foi fácil. Optei pelo exótico, ou melhor pelo diferente, mas deixei de parte o picante.

(Ainda de tinha lembrado de fazer uma tarte de chocolate e chilli que tinha visto a Cristinne do Masterchef Australia – season 5 – a fazer, mas depressa mudei de ideias.)

Com a imaginação quase a zero – foi um desafio fazer esta ementa – foi na revista “Saberes e Sabores” da Vaqueiro que descobri a sobremesa perfeita. Deliciosa, fresca, diferente e exótica q.b.

Para testarem ainda durante o verão que está quase a acabar….

Ingredientes para 6 copinhos individuais (metade da receita original):

(adaptado de “Saberes & Sabores vaqueiro, nº 218, Outono de 2013, página 20)

Massa

125g de bolachas Oreo ou semelhantes

15g de manteiga ou margarina

Recheio

1,5 folhas de gelatina

½ lata de leite condensado

1dl de natas

3 limas

Folhas de manjericão fresco q.b.

Preparação:

Num robot de cozinha ou picadora, pique as bolachas oreo juntamente com a manteiga ou margarina até ficarem reduzidas a uma espécie de migalhas finas.

Divida então a base de bolacha por 6 copinhos ou tacinhas, pressione bem e leve ao frigorífico.

Entretanto prepare o recheio. Coloque as folhas de gelatina em água fria para demolhar.

Num copo alto (da varinha mágica) junte o leite condensado, as natas, a raspa e o sumo das limas e uma mão cheia de folhas frescas e verdinhas de manjericão. Triture bem até obter um creme de cor verde.

Esprema depois as folhas de gelatina da água fria e coloque-as numa tacinha. Leve ao micro-ondas cerca de 5 segundos até que estejam derretidas e junte-as ao preparado anterior, batendo com a varinha mágica mais uns segundos.

Divida o creme sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico para prender durante algumas horas – ou de um dia para o outro.

Antes de servir decore com umas rodelinhas de lima e umas folhas de manjericão fresco.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. Que tachinhas tão bonitas e deliciosas 🙂 Devem ter feito sucesso, também tenho essa revista, e esta receita chamou-me a atenção, mas ainda não a fiz, mas adorei a ideia de colocar nos copos 🙂

    Beijinhos
    Joana

  2. Também já experimentei, mas com a forma de redonda mesmo e fez um enorme sucesso!!! Para a próxima acho que experimento assim em tacinhas ;)!!

  3. Também andei com essa receita debaixo de olho. Quando me resolvi a experimentar vi que não tinha a quantidade de sumo de lima necessária … como sou mestre em "aldrabar" acrescentei sumo de laranja, raspa de laranja e despois lembrei-me "espera lá que eu tenho ali curd de limão que ainda não utilizei".
    Coloquei umas colherzitas de curd de limão e na altura de servir espalhei o curd de limão por cima …. quando provámos (almoço de familia) até me deu vontade de chorar de alegria … sabe ao meu adorado Corneto de Limão (passo a publicidade) … gosto mesmo de aldrabar!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *