Bacalhau com Crosta de Broa, Presunto e Coentros

Nestas coisas eu sou a favor da tradição. Na véspera de natal tem de haver na mesa bacalhau cozido com couves. Mas isso é porque é a tradição aqui por casa. Para além do bacalhau também há bolos de bacalhau – impensável não estarem na mesa de natal – e arroz de polvo com filetes do mesmo. E depois alguns doces, todos o mais tradicional possível. Cá por casa é assim.

Mas há sempre quem goste de inovar o prato de bacalhau na mesa da ceia. Há quem faça bacalhau com natas ou bacalhau espiritual. Ou então bacalhau com broa e batatinhas assadas. Hoje trago uma sugestão que poderá servir para a noite de 24 de Dezembro. Um bacalhau com crosta de broa, presunto e coentros que estava digno de ser servido no natal!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau

4 dentes de alho

4 fatias fina de presunto

1 molhinho pequeno de coentros

2 fatias de broa de milho

Azeite q.b.

Pimenta q.b.

Preparação:

Num tabuleiro coloque as postas de bacalhau e regue-as generosamente com azeite. Leve o bacalhau ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Entretanto no robot de cozinha pique a broa com o presunto, os dentes de alho, e os coentros até obter uma textura muito fina. Retire e reserve.

Quando o bacalhau estiver assado, retire-o do forno e cuidadosamente escorra uma parte do líquido que entretanto se formou no fundo do tabuleiro. Envolva a mistura de broa com esse líquido até formar uma espécie de massa.

Cubra depois as postas de bacalhau com essa crosta e regue com um pouco mais de azeite. Leve novamente ao forno para tostar a crosta de broa de modo a que fique crocante.

Sirva com batatinhas assadas às rodelas ou a murro e uns grelos cozidos.

Bom Apetite!

8 respostas

  1. Joana,

    Esta receita é tão boa. Hei-de experimentar. Os coentros devem ficar ótimos.

    Acompanho o blogue há uns bons tempos e gosto muito. Já repeti imensas destas receitas.
    Há umas semanas decidi começar um blogue também e queria perguntar-lhe se posso publicar a sua receita de tarte de abóbora com natas batidas, com a devida referência para aqui, claro.
    Obrigada.

    http://quemrapaotacho.blogspot.pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *