Aletria de Chocolate

A aletria é uma daquelas coisas que faz parte do Natal, mas que é esquecida pela maior parte das pessoas. As minhas memórias associadas à aletria, nada têm a ver com o natal, ma sim com a minha avó Celeste. Sem motivo nenhum era normal ela fazer uma travessa de aletria. Fazia-a sem receita, apenas juntando aparentemente ao acaso os ingredientes para dentro da panela. O que é certo é que nunca saía mal.

E recordo-me então daquelas travessas com aletria que se cortava em quadrados e se comia sem se precisar de prato ou talheres.

Ontem seria o aniversário da minha avó, e dei comigo a pensar nela e na sua aletria. Lembrei-me que a tinha por lá um pacote e preparei uma versão diferente de aletria, com chocolate.

Aproveito também assim para agradecer à Milaneza (www.milaneza.pt) que tão gentilmente me enviou um cabaz dos seus produtos – entre os quais massa aletria – como prémio pela minha receita do desafio do Dia Mundial das Massas. Obrigada!

Aqui fica a receita, para o fim de semana ou para o natal.

Ingredientes para 1 travessa:

125g de massa de aletria

1 litro de leite

2 colheres de sopa de chocolate em pó

casca de 1 limão

1 pau de canela

100g de açúcar

2 gemas

75g de chocolate de culinária

Açúcar em pó para decorar

Preparação:

Levar um tacho ao lume com o leite, o chocolate em pó, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Deixar levantar fervura e juntar a massa da aletria, deixando cozinhar em lume brando até esta estar cozida.

Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.

Bater as 2 gemas e juntar em fio à aletria. Voltar a colocar ao lume e deixar cozinhar até engrossar. Juntar depois o chocolate de culinária previamente partido em pedaços e mexer bem até o chocolate estar bem derretido

Colocar a mistura numa travessa e deixar arrefecer. Decorar com açúcar em pó.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Curiosamente, a "minha" aletria também é a da avó, da avó Narcisa.
    A da minha mãe é quase tão boa, mas não é igual.

    Com/de chocolate, nunca provei,

    1. Pena que aqui por casa este ano não haja a da avó celeste nem a da tia narcisa
      mas a acredito que a da mãe gracinda não deve fugir a da mãe arminda
      mas da mãe gracinda sugiro uma boa sopa que encosta a da arminda a um canto ….

  2. Adoro aletria e gosto dela quentinha, acabada de fazer. Na minha mesa de natal nunca falta apesar de ser apenas eu a gostar. Por fezes faço pequenas porções só para mim porque gosto mais dela quentinha. Com chocolate nunca fiz mas a próxima versão será assim.
    beijinhos

  3. Parabéns por mais esta ideia tão original, Joana! Eu gosto muito de aletria, mas apenas enquanto está quente. Costumo fazê-la algumas vezes, durante o ano, e para a próxima hei-de experimentar esta versão, ou não fosse eu uma chocoholic assumida! 🙂

  4. Olá, bom dia.
    Sou espanhola e não sei o que a massa de aletria é. Pesquisei na internet e parece-me como se fosse os "fideos" espanhóis. Gostava de ter uma resposta para assim poder acrescentar o meu vocabulário português.
    Fico à espera da sua resposta. Obrigada. Marisa

  5. Já experimentei uma vez comer aletria e sinceramente não fiquei fã, nem o meu homem, mas quem sabe se assim já não saberá melhor?! Chocolate é sempre bom!! Eh Eh…
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

  6. olá boa tarde.
    não posso deixar de comentar este post que tantas saudades me trouxe!! a aletria da minha avó aninhas…lembro-me do cheiro da casa enquanto a panela fumegava. receita?? não havia. A prática e a sabedoria ditavam os gramas. Também esta aletria ficava com a consistência de se comer à mão… e era tão boa no dia seguinte. Obrigada pela boa lembrança. Votos de um Santo Natal e Felicidades. De uma fiel seguidora de há anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *