35

Carta ao meu “eu” de 20 anos:

Há 15 anos atrás pensavas que tinhas a tua vida planeada. E tinhas. Mas 15 anos depois, acredita que tudo é muito diferente do que tu imaginaste.

Se aos 20 anos achavas que sabias tudo, ou quase tudo, acredita que agora tens a certeza que sabes muito pouco, e todas aquelas célebres frases que os pais estão sempre a dizer aos filhos são, por mais irritante que seja admitir, completamente verdade. Vai-te então preparando.

Nestes 15 anos muito foi diferente do que tu imaginavas que seria. Mas em algo acertaste. Aos 20 namoravas já com o Miguel. E sim, casaram. E sim continuam juntos. E sim, são muito felizes.E sim ele é o homem da tua vida. Fizeste bem em ignorar quem te dizia que aos 18 anos era muito cedo para te prenderes a alguém. Porque a vida é mesmo assim. Há quem esteja uma vida para encontrar o verdadeiro amor, e há quem o encontre aos 18 anos.

Entretanto acabaste o teu curso, demoraste a encontrar trabalho mas conseguiste. Mas, tal como aconteceu a muitos portugueses, também tu ficaste sem trabalho. Pode parecer difícil acreditares no que te vou dizer, mas aos 35 anos tens 3 livros de cozinha editados, alguns fãs e pessoas que seguem as tuas ideias, sugestões e partilhas que fazes também num blogue de culinária e de economia doméstica. Sei que aos 20 já adoravas cozinhar, mas não estavas era certamente à espera de saber que os teus livrinhos escritos à mão com as receitas que ias fazendo se tornaram num blogue – creio que aos 20 ainda não saibas bem o que são os blogues – e entretanto já tens 3 livros com algum sucesso. Muito longe e diferente da possível carreira que sonhavas, mas acredita que tem sido muito, muito bom poderes fazer de um hobby um trabalho.

Nestes 15 anos perdeste algumas pessoas. A avó Celeste da família mais chegada, e vais ficar triste em saber que o Tio Zé, a Tita Oano e o Paulino partiram todos num espaço de pouco mais de um ano. Mas também ganhaste muitas pessoas : tens agora 3 sobrinhos, 2 meninas e 1 menino, e muitos sobrinhos emprestados que adoras como aos verdadeiros. Tens 2 afilhados maravilhosos e és “padrinha” de um outro. Perdeste a tua melhor amiga. Recomeçaram depois mais tarde a amizade, mas as coisas nunca mais foram as mesmas. Mas fizeste novos e maravilhosos amigos com quem tens jantares muito saborosos e divertidos. Reencontraste amigos de infância que a vida se encarregou de afastar, e a amizade recomeçou no ponto onde tinha ficado para tua grande felicidade.

Vai-te também custar acreditar, mas tens agora na tua cunhada Diana uma amiga e confidente. Sei que te vai parecer impossível, mas é algo que vais perceber à medida que fores crescendo. Que não somos donos da verdade, que cometemos muitos erros, mas que o importante é saber quando voltar a trás e reconsiderar. O Miguel e o Luís são agora também o que conheceste: amigos e cúmplices como dantes.

Vais emagrecer, engordar (essencialmente por causa de tratamentos de fertilidade) e voltar a emagrecer. Vais para o ginásio e vais gostar de correr. Quem diria!

A tua irmã vive algo que tu gostaria de viver mas que não me parece que venha a acontecer: mora e trabalha em Lisboa. Depois de muita luta de muitos momentos menos bons tudo parece encaminhado. Nestes 15 anos é por causa dela que vais ter o pior momento da tua vida, e que vais sentir um medo e uma angustia como nunca sentiste antes. Mas vai acabar tudo bem!

Com os teus pais e avós as coisas continuam na mesma, mas vais ver que à medida que envelheces em anos, também a relação com os teus pais e irmãos se torna muito mais cúmplice.

Nestes 15 anos vais passar alguns maus momentos. Vais tomar más decisões e não vais ter outro remédio senão arcar com as consequências. Tudo isso só te vai tornar mais forte.

Vais desejar muito um filho – como eu sei que aos 20 já desejas – mas vais demorar algum tempo a conseguir engravidar. Mais uma vez a vida será generosa para contigo e quando tiveres 35 terás um filho lindo de praticamente 3 meses nos braços.

Obviamente que nunca lerás esta carta com 20 anos. Mas se o fizesses só terias motivos para te orgulhar. És muito melhor pessoas aos 35 do que aos 20. E foge dessa ideia que aos 35 já estás velha. Pelo contrário. Os 35 são muito diferentes do que o tu aos 20 imaginas que serão. És a mesma pessoa mas com mais autonomia e mais cabeça. Aos 35 não tens de dar satisfações a ninguém. E talvez por isso passaste a ser muito mais seletiva com as pessoas com que te rodeias. Se gostas és uma amiga para a vida, mas não corres atrás de quem também se esquece de ti.

Acredita que te tornaste uma mulher muito mais extraordinária do que alguma vez poderias achar. Sei que agora não acreditas nisto, mas vais chegar aos 35 orgulhosa de ti mesma e do que conseguiste alcançar.

(Devia haver hoje a receita do meu bolo de aniversário, mas fica para amanhã depois de abrirmos o bolo!)

86 respostas

  1. Parabéns Joana, pelo percurso que tenho a "honra" de acompanhar há anos e pelas várias prendas recebidas, consequências de uma atitute de partilha e generosidade – Os livros e, mais importante, esse botãozinho lindo que tem ao colo!
    Beijinhos!

  2. PARABÉNS! é tudo o que me ocorre… Muitos Parabéns e um dia super cheio de felicidade, sorrisos, abraços e comidas boas! Felicidades

  3. Muitos parabéns Joana! Pelo dia, pelo seu blogue, pelos seus livros. O Zé Maria está lindo :)!!!
    Muitos beijinhos para ambos e que tenha um dia verdadeiramente Feliz!

  4. ohhhhh o nosso zé maria tão fofo, tão pekenino… que alegria deves ter neste teu aniversário. Por mim, que sigo o teu blog há anos, só te posso dizer que além de fã, adoro a tua maneira de ser, volta na volta vejo-te nos clips do youtube, adoro os teus livros, e anseio este natal como presente o teu ultimo livro 🙂
    Parabéns Joana, que os próximos 35 anos sejam ainda mais grandiosos e junto de quem te quer bem…

    jokas
    mae_qb

  5. Olá, bom dia.
    Não pude resistir e tinha de lhe deixar um comentário: primeiro que tudo parabéns…que tenha um dia muito feliz, com tudo de bom e junto de quem lhe é próximo.
    E ainda…Parabéns…por tudo, pelo blogue, pelos livros, e…por ser quem é…que continue sempre assim…
    Beijinhos.
    Cristina

  6. Muitos parabéns a uma grande jovem Mulher de 35 anos:) A Joana tem muita vida pela frente e só espero que a vida lhe vá dando tudo o que vai desejando:) O filhote é lindo:) Parabéns por todas as conquistas e parabéns por ter sabido enfrentar e ultrapassar as derrotas. Beijinhos Sónia

  7. Muitos parabéns! Pelo texto que é lindo, pelos 35 anos que são uma bonita idade e especialmente pelo bebé lindo que está nesta foto!

    Não costumo comentar, mas não podia ficar calada, uma vez que ao ler este texto me comovi e percebi que a vida nos traz muita coisa (boas e menos boa), e que é por isso que é tão bom viver!

    Que tenha um dia muito feliz e um ano abençoado!

  8. Acho que a carta foi uma partilha bem mais preciosa do que a receita (que acredito divina). Estou de lágrimas nos olhos… fiquei mesmo emocionada!

  9. Parabéns pelo aniversário, parabéns pelo homem pequenino da sua vida e por todos os outros amores que connosco vai partilhando.

    E acho mesmo que se aos vinte lêssemos uma carta dessas, não acreditaríamos em nada. A idade trás sabedoria e tranquilidade.

    Beijos

  10. Muitos Parabéns Joana! Bem-vinda ao Clube 35 😉 Mts felicidades p ti hoje e sempre! E continuação de muito sucesso, sempre com um toque de doçura 🙂 Bjinhos grandes!

  11. Parabéns Joana, adorei o texto de facto muito inspirador, quando tiver a tua idade espero ser tão sensata e inspiradora quanto tu. Beijinhos e muitas felicidades**
    idecidetobehappy.blogspot.pt

  12. Parabéns Joana! Nunca comentei no blog, mas deixe-me que lhe diga que sou também uma apaixonada pela cozinha e cada vez que preciso de uma receita é aqui que venho retirar a inspiraçäo! E sai tudo óptimo 🙂
    Muitas felicidades para si e para o Zé Maria e restante família.

  13. Muitos Parabéns! Tenho todos os livros, visito o blogue todos os dias mas não a conheço pessoalmente, mas sabe… no fundo parece que a conheço, é tão transparente no que escreve… Desejo-lhe as maiores felicidades. E o "nosso" Zé Maria é muito fofinho. Ângela

  14. Parabéns Joana!
    Acho que nunca comentei um post seu, mas já sigo o seu blog à muito tempo.
    E revejo-me em cada palavra sua, também tenho 35 anos, adoro cozinhar e partilhar com familiares e amigos este gostinho pelos tachos, também eu estou com dificuldades em conseguir o meu maior sonho um filho!
    Também encontrei o amor da minha vida aos 18 anos e estamos juntos até hoje, também já perdi amigos, já tive desilusões, já deixei de acreditar nas pessoas e achei que a culpa era minha.
    E ao ler a sua carta, acredito que tudo o que a vida nos dá (bom e mau) só servirá para nos tornar mais fortes e melhores pessoas. Hoje acredito que viver é isto mesmo, sofrer, amar, rir e chorar…
    Parabéns pelo seu aniversário, pelo seu lindo rebento, pelo seu amor e dedicação que coloca em tudo o que faz.

  15. Parabéns! Achei o texto tão fantástico que me fez comentar (coisa que quase nunca faço). Neste momento tenho 25 anos, estou desempregada e também namoro desde os 17. O seu texto fez-me ter esperança que o melhor ainda está para vir 🙂

  16. Muitos Parabéns, pelos 35, pela simplicidade e honestidade, pelo teu filho e por tudo o que és!
    Venham, pelo menos mais 35, de receitas, de dicas, de uma vida feliz e recheada!

    Um grande beijinho!

  17. Parabéns Joana, por mais um aniversário, pelas deliciosas receitas, pelos conselhos fantásticos, pelas ideias originais e simples e pelo texto que acabei de ler e que tem um pouco da vida de quase toda a gente… Não costumo fazer comentários aos seus posts mas sigo as suas dicas religiosamente, há algum tempo. Muitas felicidades e muitos cozinhados saborosos. Um beijinho dos Açores!

  18. Sem palavras…Sei o que sente! Tenho mais 15 em cima com apenas a diferença de um dia.
    E, nem imagina o que temos em comum. amo as suas receitas e sigo este blog diariamente. obrigada pelas suas partilhas e bora lá para um novo ano. m Joao

  19. Adorei ler!!! Gostava de ter uma carta escrita pelo meu eu com mais 15 anos 🙂 Parabéns pelo sucesso pessoal e profissional parabéns e pelos 35 🙂 Um beijinho

  20. Lindo! Revi-me em ti em muitas coisas… Mesmo curso, mesmos anos de namoro (15 anos),quase a mesma idade. Para o ano faço 34…
    Muitos parabéns (agora por aqui…). Tudo de bom!!!
    Beijinhos

  21. Adorei!! é mesmo verdade! Tenho 37 anos e revi-me completamente nesta carta… E tambem tive um menino à 4 mesinhos!! Beijinhos e muita força para continuares assim!!

  22. Parabéns!! Adoro este Blog e já tenho os 3 livros. sou uma Fã. Votos de um dia muito feliz na companhia desse bébé Lindo. Vida Feliz!!!! Elsa

  23. Muitos Parabéns e espero sinceramente que a vida continue a trazer coisas lindas e pessoas maravilhosas ao encontro da Joana dos 35 anos.

  24. Parabéns, Joana!
    Também, aos 38, às vezes gostava de dizer ao meu eu de 20 umas poucas verdades, e também eu acho que sou muito melhor pessoa agora do que naquela idade da parvoíce (digam o que disserem dos adolescentes, a verdadeira idade da parvoíce é a casa dos 20!). Por isso, parabéns pelo aniversário, pelo sucesso, pelo filho que lhe vai trazer a maior alegria do Munod (o meu tem 4 anos e é a minha vida), e principalmente parabéns pela pessoa que é e que tão bem aqui transparece.
    Beijinhos, e venham mais 15 🙂

  25. Olá querida Joana! Somos um grupo de formação, imagine-se? De Gestão Doméstica 🙂 Hoje o tema é sobre Alimentação Saudável e económica. A Joana tem sido uma referência e exemplo. Ontem encomendamos 8 livros da Joana 😀 Muitos Parabéns!!!!!! De nós todas 🙂

  26. Muitos parabéns!!! Desejo mais um ano cheio de sucessos…
    Sigo o blog já algum tempo, mas nunca comentei. Hoje não poderia deixar de dizer algo! Que texto lindo…e que filhote lindo 🙂

  27. Muitos parabéns, Joana! Que os próximos 15 sejam ainda melhores e mais cheios (de felicidade, amor, saúde e dinheiro – que também faz falta)! 😉

  28. Parabéns, Joana! Pelo aniversário, pela carta, pela pessoa que és e pelo filho amoroso que tens! Por tudo o que tens conquistado, Parabéns! Admiro pessoas assim, quando a vida não lhes sorri, vão em frente e dão a volta! Mereces sem dúvida tudo de bom!

  29. Obrigada pelo lindo texto.
    Partilho consigo este capítulo bíblico maravilhoso de Eclesiastes 3:
    "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
    Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
    Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
    Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
    Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
    Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
    Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
    Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz."

  30. Muitos Parabéns, Pelo dia de aniversário, pelo Zé Maria e pela partilha diária.
    Gosto muito de a ler e faço votos para que aos 45 a sua carta seja ainda mais espectacular. 🙂

  31. Querida Joana,

    Que carta tão lúcida, que vida tão bonita – porque a vida é mesmo assim, cheia de "tentativa e erro", de dias de luz e de dias negros também!
    Parabéns pelos seus 35 anos de vida e obrigada, do fundo do coração, por partilhar connosco pedacinhos do seu mundo.
    Que tenha, junto dos seus – sobretudo do seu "menino Jesus" – um santo e abençoado Natal.
    Raquel

  32. Parabéns! Adorei a carta! Todas nós devíamos conseguir olhar assim para trás com esta lucidez e perceber que somos grandes mulheres e que lutamos todos os dias por ser melhores e por tornar melhor o mundo que nos rodeia.
    Bjs

  33. Muito bom conseguirmos parar e de forma objectiva avaliarmos o que mudou e a forma como a nossa visão da vida evolui tanto nesta fase…. Parabéns:)

  34. Muitos parabéns 🙂 felicito-a pelo seu trajeto e pela sua evolução. sigo os seus blogs há uns anos e sou fã. Continue assim.
    Parabéns pelo seu menino que está lindo, será de certo um Natal (e todos os que se seguem) mais rico.
    Beijinhos e boas festas.
    Margarida

  35. Os meus sinceros parabéns por ser a pessoa que é – tinha de ser sagitário 😉 – e por esse presente que a vida lhe deu. Continuação de muitas felicidades e sucessos. Já comprei o Cozinhar, Celebrar, Partilhar que estava em falta. Adorei! A canja do dia 24 aqui no Funchal será a sua este ano 😉

  36. Parabéns Joana, deixou-me também com uma lagriminha no canto mas é com muita alegria que a vejo tão feliz, que assim se mantenha por muitos e bons anos na companhia de quem mais ama!!!
    Nós estamos sempre consigo. Muitas felicidades e bjoquinhas nas bochechinhas do Zé Maria. Feliz Natal e obrigado pela partilha constante com que nos mima há tantos anos.

  37. a mensgaem vem tarde, mas muitos parabéns! e obrigada por fazer parte do meu dia há vários anos, inspirando-me sempre! como não estar orgulhosa?… 😉 beijinhos

  38. Parabéns Joana! Gostei muito da carta! Que venham mais anos cheios de felicidade e que este pequeno tesouro seja muito feliz e tenha uma vida repleta de amor, amizade, paz e sonhos realizados!
    Bjinhos grandes!

  39. Olá Joana, já não vinha ao teu blogue há muito tempo. como sabes tenho usado os teus livros!
    Adorei o texto que acabei de ler e conheço um pouco do percurso que acompanhei, não de muito perto mas reconheço que te tornas-te uma grande mulher, tens um marido maravilhoso e o teu menino a ultima vez que o vi estava "delicioso".
    Aproveita a vida e sê feliz! Beijinhos.
    Alexandra Fragoso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *