Na época das festas é certo e sabido que todos comemos mais do que devíamos. Que imploramos por água das pedras e um cházinho que ajude a digestão. Comemos os doces e as sobremesas que não comemos durante o ano, ou porque não são da época ou porque evitamos mesmo fazer o gosto ao dente. As festas do final do ano, são a altura da desforra.
E eu sei que estamos todos um bocadinho fartos de sobremesas. Mas é sexta-feira e eu deixo aqui mais uma sugestão doce. Para o fim de ano ou para o primeiro almoço do ano, por exemplo, ou apenas como sobremesa de um jantar de amigos ou família. Bom fim de semana!
Ingredientes para 6 pessoas:
1 placa de massa folhada refrigerada
3 maçãs
½ rolo de queijo de cabra – chévre
3 colheres de sopa bem cheia de mel
75g de açúcar amarelo
1 pernada de alecrim
Preparação:
Descasque as maçãs e retire-lhes o caroço, cortando-as em quartos. Corte depois cada quarto em lamina finas e coloque numa taça. Misture depois o açúcar amarelo e o mel na maçã, um pouco de alecrim picado e envolva bem.
Entretanto forre bem 6 forminhas de tarteletes com a massa folhada. Pique-a e leve as tarteletes a cozinhar durante cerca de 15 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC até ficarem cozinhadas mas ainda pouco douradas. Retire as tarteletes e deixe arrefercer um pouco.
Corte o queijo de cabra em rodelas finas, e forre o fundo das tarteletes com o queijo. Por cima disponha as fatias de maçã e regue com o molho onde as maçãs estiveram a marinar.
Polvilhe com um pouco mais de açúcar amarelo e com alecrim e leve novamente ao forno já aquecido apenas para cozinhar a maçã e derreter o queijo, cerca de 15 minutos ou até estarem douradas.
Sirva mornas ou frias com natas batidas ou iogurte grego com mel.
Bom Apetite!
7 respostas
Mas que belas tarteletes, ficaram tão elegantes, bjs
Será, certamente, uma bela sobremesa, a avaliar pela junção de sabores! Que bela ideia, juntar queijo de cabra e mel à maçã!
Divinais! 🙂
Olá,
Adorei, adorei e vou levar a receita comigo.
Beijinhos
Paula
Estas tarteletes devem ser divinais. Primeiro porque levam ingredientes que eu adoro, como o queijo de cabra, que combina tão bem com o mel e depois aquele toque de alecrim que fica ali tão bem. Mas o aspecto está tentador. Adorei. 😉
Beijinho.
Querida Joana,
Estas tarteletes devem ser deliciosas!! Obrigada por me inspirar todos os dias com as suas receitas 🙂
Um beijinho,
Marta C
Bom Ano Novo
bjos
https://bolinhosdoces.blogspot.pt