Bacalhau com Crumble de Broa e Chouriço

Estas receitas são as minhas favoritas. Pouco tempo de preparação. Simplicidade na apresentação e na confeção. Poucos ingredientes mas de qualidade. Ingredientes que facilmente temos em casa ou que encontramos em qualquer lado.

O fiel amigo bacalhau. Azeite e batatas dos avós. Um chouriço de porco preto que veio de Beja e que fez parte do cabaz de natal que os nossos amigos Tiago e Cristina nos ofereceram.

Broa caseira – se não me engano da Freixianda – que sobrou num dos nossos jantares de sofá verde e que o Marco me fez trazer.

Tudo combinado numa receita perfeita para um almoço de domingo.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau (ou postas altas) sem a pele

1 cabeça de alho

1 cebola

4 batatas médias

1 fatia grande de broa de milho

½ chouriço de carne de boa qualidade

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e a cebola. Corte a cebola em rodelas finas e coloque-as no fundo de um recipiente que vá ao forno e à mesa. Corte também as batatas em rodelas nem muito grossas nem muito finas e disponha-as juntamente com a cebola polvilhando ligeiramente com um pouco de sal e pimenta.

Disponha depois os lombos de bacalhau por cima da cama de batata e cebola e corte a cabeça de alho ao meio colocando-a também no recipiente. Regue generosamente com azeite.

No robot de cozinha coloque a broa sem côdea e o chouriço sem pele cortado grosseiramente e triture até ficar com uma espécie de crumble. Disponha depois essa mistura por cima dos lombos de bacalhau e regue-os com um pouco mais de azeite.

Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe acabar de tostar. (Mas não deixe queimar como eu!!!!)

Sirva polvilhado com coentros e com brócolos cozidos.

Bom Apetite!

8 respostas

  1. Adoro o contraste entre o bacalhau e os enchidos, com farinheira também fica excelente! O teu blog é uma inspiração diária, mais umas vez o digo 🙂

  2. Olá, Joana,
    Iniciei-me agora nestas andanças dos blogs de culinária. A Joana tem sido uma inpiração.
    Eu, por acaso, até acho que o sabor meio amargo do crumble um bocadinho tostado ajuda a contrastar com a gordura dos enchidos 🙂
    Beijinhos e continuação de muitas receitas.
    Eva

  3. boa noite, adorei esta receita, mas como não sou grande cozinheira, gostava que me disse-se se posso fazer o crumble de broa e chouriço no liquidificador…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *