Creme de Couve Flor e Alho Francês

Já aqui comentei algumas vezes que não sou grande fã de couve flor. Acho-a insípida e não sei como é possível comê-la cozida. Das minhas maneiras preferidas de a preparar é gratinada com queijo e um pouco de molho bechamel, e descobri recentemente, numa receita que preparei e partilhei aqui, que é deliciosa assada juntamente com frutos secos e algumas especiarias. No entanto compro couve flor quase todas as semanas. É que a couve flor na sopa fica realmente deliciosa. Há já muitos anos que não costumo colocar batata na sopa. Substituo por curgete mas, ainda melhor, por couve flor, que dá à sopa a cremosidade que gostamos cá em casa. E estou de tal maneira habituada a sopas mais leves que já acho estranho o sabor de sopa que leva batata….

Para o aniversário do Miguel, entre outras iguarias para entrada houve um creme de couve flor com alho francês, muito leve e saboroso de que todos gostaram bastante. E alguns ficaram surpreendidos por não levar batata. Uma maneira simples de começar uma refeição e uma sugestão para uma sopa mais leve e até um pouco diferente do habitual.

Ingredientes para 6 pessoas:

1 couve flor pequena

1 alho francês grande

Sal q.b.

2 colheres de sopa de azeite

1 litro de caldo de frango – aproximadamente (usei caseiro)

Azeite e coentros para servir

Preparação:

Corte o alho francês em rodelas e lave-o bem para retirar todas as areias e impurezas. Lave também a couve flor e separe-a em raminhos pequenos.

Leve uma panela ao lume com o azeite e acrescente o alho francês e a couve flor em raminhos. Deixe saltear um pouco envolvendo bem os legumes no azeite e deixando “suar” os legumes durante uns minutos. Acrescente depois caldo de frango suficiente apenas para cobrir os legumes, tape a panela e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem bem cozinhados.

Ao fim desse tempo triture a sopa com varinha mágica até que fique bem cremosa e, se necessário acrescente mais caldo de frango até que a sopa fique com a consistência desejada – cremosa q.b. sem ficar grossa ou rala. Retifique de sal.

Sirva a sopa em tacinhas polvilhada com um pouco de coentros frescos e com um fio de azeite.

Bom Apetite!

9 respostas

  1. Eu gosto da couve flor em pickles, e também só a cozinhava gratinada com bechamel. Mas eu até gosto do sabor da couve-flor e não me importo de a comer apenas cozida. Claro que estas novas opções vão ser consideradas. Eu nem sabia que a couve-flor dava cremosidade às sopas, substituindo as batatas.

  2. Que belo creme nutritivo 🙂 Tal como tu, já deixei de colocar batata na sopa há anos e ñ faz falta nenhuma 🙂 Bjinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *