Tortelini com Carne, Legumes e Queijo da Ilha

O mais comum em todas as casas. Ter sobras e restos a necessitarem de ser consumidos e sem grandes ideias para o jantar. Naquela altura da semana em que ainda não se foi às compras e que não temos já assim tantas coisas.

É um “exercício” fantástico para trabalhar a nossa criatividade, mas principalmente um “exercício” de economia doméstica, onde se tenta rentabilizar ao máximo tudo o que temos em casa.

Foi de um “exercício” desses que saiu o jantar. Meio pacote de tortelini recheados comprados há imenso tempo para uma receita e quase a passar da validade. Uma mão cheia de cogumelos frescos que por força das circunstâncias estavam a ficar escuros e feios no frigorífico. Sobras de carne assada. Um resto de queijo da ilha num pacote.

Da despensa vem um pacotinho de natas e do congelador ervilhas.

Sai o jantar. Nada se desperdiça. E do pouco se fez muito.

(Está agendado um workshop para dia 3 de Maio aqui em Coimbra. Ainda há algumas vagas! Para saberem todas as informações do workshop : workshopquintaribeiro@outlook.com  )

Ingredientes para 2 pessoas:

125g de tortelini recheados

10 cogumelos

1 dente de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

½ chávena de ervilhas

150ml de natas – podem ser de soja

200g de sobras de carne assda ou outra

75g de queijo da ilha

Tomilho fresco q.b.

Preparação:

Leve a massa a cozer em água temperada de sal.

Entretanto pique o dente de alho e lamine os cogumelos.

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente o alho picado e os cogumelos laminados deixando-os cozinhar. Junte depois a carne previamente cortada em cubinhos e as ervilhas congeladas e retifique de sal e pimenta.

Assim que a massa estiver cozida acrescente-a à mistura de carne e legumes na frigideira e junte também as natas e metade do queijo. Envolva bem e tempere com umas folhinhas de tomilho.

Antes de servir polvilhe com o restante queijo da ilha. Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

7 respostas

  1. Este é um dos pratos que costumo fazer exactamente quando já andam coisas a tralhão no frigorífico, e conseguem-se fazer refeições deliciosas.

  2. Tambem uso a "tecnica" da limpeza ao frigorifico mas os meus restos acabam quase sempre em quiche ou omelete.Beijinhos e continuação de otimo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *